Pacheco não se compromete a votar minirreforma eleitoral a tempo das eleições

As propostas em análise na Câmara visam modificar as regulamentações relacionadas às prestações de contas, penalidades e inelegibilidade.

Pacheco não se compromete a votar minirreforma eleitoral a tempo das eleições | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, dia 14, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que os senadores ainda irão analisar a viabilidade de votar a minirreforma eleitoral que foi debatida na Câmara dos Deputados e deve ser enviada à Casa nesse mesmo dia.

Quando questionado, ele evitou fazer um compromisso definitivo em relação à aprovação do texto antes da data limite de 6 de outubro, que é o prazo final para que as novas regras tenham efeito nas eleições municipais de 2024.

As propostas em análise na Câmara visam modificar as regulamentações relacionadas às prestações de contas, penalidades e inelegibilidade. No entanto, a fim de entrar em vigor nas próximas eleições municipais, elas devem ser aprovadas e receber a sanção presidencial antes do dia 6 de outubro.

"Não haverá de nossa parte nenhum açodamento. [...] O que eu considero necessário é que entreguemos um projeto de lei amadurecido, bem refletido e discutido pela sociedade e senadores. Se, porventura, for possível conciliar o trabalho bem-feito com a aplicação na eleição de 2024, ótimo. Se não for possível, paciência. A prioridade é entregar um projeto amadurecido", declarou à imprensa.

Rodrigo Pacheco destacou que, após a conclusão da votação na Câmara, o Senado irá avaliar a possibilidade de debater as alterações em conjunto com outro projeto já em análise na Casa, que é o novo Código Eleitoral.

Esse projeto tem estado pendente no Senado desde 2021, quando foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O novo Código Eleitoral é considerado uma reforma mais abrangente em comparação com as discussões recentes sobre a minirreforma eleitoral.

O relator da minirreforma eleitoral, deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), já havia tentado chegar a um acordo para incorporar partes da minirreforma no novo Código Eleitoral.

Pereira Jr chegou a discutir a possibilidade com o relator do Código Eleitoral no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), que tem trabalhado para apresentar uma nova versão do texto até o começo de outubro.

"O que eu posso dizer é que nós temos que realizar o nosso trabalho. É algo complexo, é um Código Eleitoral inteiro. Nós temos que avaliar se é possível fazer isso em duas semanas, ou não. De qualquer forma, não podemos produzir uma legislação na pressa. Vamos avaliar", disse Pacheco.

"Nós vamos identificar se o todo ou se parte pode ser já discutida dentro deste mês de setembro para se observar a anualidade da regra eleitoral", acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES