Pacheco responde às críticas sobre PEC que limita poderes do Supremo

Críticas foram expressas pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou nesta quinta-feira (23) a proposta que busca restringir os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), proibindo decisões individuais que suspendam leis. A medida foi aprovada pelos senadores na quarta-feira (22) e agora segue para análise na Câmara dos Deputados.

Pacheco destacou que não aceita a politização do tema e refutou a ideia de que a aprovação da PEC seja um confronto ou retaliação ao Judiciário. Ele ressaltou seu compromisso com a defesa das instituições, incluindo o STF, mas enfatizou que isso não significa que as instituições sejam imutáveis.

As críticas à proposta foram expressas pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Barroso manifestou preocupação com os "avanços legislativos" em relação à atuação do tribuanl e comentou que a mudança nas regras do STF não é necessária em relação, enquanto Gilmar Mendes afirmou que o STF não se curva a intimidações.

A PEC, aprovada com 52 votos a favor e 18 contra, é considerada uma resposta do Congresso a decisões do STF sobre questões que os parlamentares acreditam que deveriam ser tratadas pelo Legislativo. A proposta proíbe decisões individuais de suspensão de leis por ministros, desembargadores e juízes, afetando o modo como o STF e outros tribunais conduzem seus trabalhos.

"Eu como presidente defendi o Supremo Tribunal Federal, defendi a Justiça Eleitoral, defendi as urnas eletrônicas, defendi os ministros do Supremo Tribunal Federal, defendi a democracia do nosso país, repeli em todos os momentos arguições antidemocráticas, inclusive a que consubstanciou o 8 de janeiro com os ataques que nós sofremos, estivemos unidos nesse propósito, mas isso não significa que as instituições sejam imutáveis, ou sejam intocáveis em razão das atribuições", disse Pacheco.

A medida também levanta debates sobre o papel do Judiciário e do Legislativo na tomada de decisões sobre temas sensíveis, como o "ativismo judicial". Enquanto o Congresso discute a PEC, outras propostas legislativas e decisões judiciais, como a descriminalização do aborto e a criminalização do porte de drogas, continuam a gerar controvérsias e divergências entre os poderes. A tensão entre o Legislativo e o Judiciário permanece como um ponto central no cenário político brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES