Padilha diz que Musk ataca soberania do Brasil e pede resposta dos Poderes

O empresário acusou Moraes de promover censura no país e exigiu sua renúncia ou impeachment.

Alexandre Padilha | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, lançou duras críticas ao empresário Elon Musk, acusando-o de promover um "ataque" à soberania brasileira. As declarações de Padilha surgem em meio a uma polêmica crescente envolvendo Musk e o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.

Segundo Padilha, Musk, proprietário do X (antigo Twitter), desferiu uma série de ataques à Suprema Corte brasileira, culminando em uma investida contra o ministro Alexandre de Moraes. O empresário acusou Moraes de promover censura no país e exigiu sua renúncia ou impeachment.

As ações de Musk levaram à sua inclusão no inquérito das Milícias Digitais, conduzido pelo STF. Em resposta às investidas do empresário, Moraes determinou a abertura de uma investigação contra ele.

Padilha enfatizou a importância de uma resposta por parte das instituições brasileiras, incluindo os Três Poderes, para defender a soberania nacional. O ministro destacou que a postura de Musk representa uma ameaça à estabilidade democrática do país.

O ministro não poupou críticas ao empresário bilionário, comparando-o ao dono do time de futebol Botafogo, John Textor. Ambos, segundo Padilha, compartilham características semelhantes de acumulação de riqueza no contexto globalizado e de desrespeito às instituições democráticas.

Padilha ressaltou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará apoio à Justiça e aos mecanismos de investigação, demonstrando solidariedade ao STF diante dos recentes episódios envolvendo Musk.

A decisão de incluir Elon Musk no inquérito das Milícias Digitais foi tomada após o empresário afirmar que liberaria contas suspensas por ordens judiciais e fazer críticas públicas a Alexandre de Moraes.

O embate entre o empresário e o STF continua a suscitar debates sobre liberdade de expressão, regulamentação das redes sociais e o papel das instituições na proteção da democracia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES