Padilha nega assinatura para favorecer suposta entidade fantasma

Ministro das Relações assinou declaração em favor de instituto, diz jornal

O ministro Alexandre Padilha | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, concedeu entrevista no Palácio do Planalto para negar a assinatura em uma declaração que permitiu ao Instituto Brasil de Arte, Esporte, Cultura e Lazer (Inbrasil) - entidade supostamente fantasma - captar R$ 3,1 milhões junto ao Ministério do Turismo, como revelou reportagem do jornal ?Estado de S. Paulo? nesta sexta-feira (10).

Padilha classificou o documento de ?montagem? e disse que solicitou ao Ministério da Justiça a abertura de investigação pela Polícia Federal para saber quem teria ?escaneado? sua assinatura.

O ministro disse que, tão logo foi informado sobre o caso, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "O presidente Lula me disse: "Investigue até o fim."

?Quero mostrar minha indignação com o arquivo em PDF que recebi ontem do jornal ?Estado de S. Paulo?, que tem nesse arquivo uma declaração com evidências claras de montagem e uma assinatura escaneada nesse arquivo reconhecendo uma entidade sobre recursos do Ministério do Turismo?, disse Padilha.

Segundo reportagem, Padilha teria assinado um documento que atestaria o ?funcionamento? e os ?relevantes serviços? prestados pelo Inbrasil, uma entidade supostamente fantasma, registrada na casa de um publicitário, num bairro nobre de Brasília. A entidade teria o objetivo, segundo o jornal, de favorecer negócios de uma empresa ligada ao filho do publicitário, que seria militante do PT.

Para liberar recursos, a União exige a apresentação de uma declaração assinada por três autoridades atestando o funcionamento de no mínimo três anos e a competência dos serviços prestados pela entidade. Sem o papel que Padilha diz ter sido falsificado com sua assinatura, o Inbrasil não teria conseguido recolher dinheiro no Ministério do Turismo.

Além da investigação na PF, Padilha abriu uma sindicância na Secretaria de Relações Institucionais para apurar o fato e disse que encaminhou ofício ao Ministério do Turismo pedindo ao ministro que apure o fato.

?Não conheço?

Questionado se teria relações com os representantes da entidade, Padilha negou conhecer o publicitário ou seu filho. ?Não conheço essas pessoas, não tenho nenhuma relação com essas pessoas?, afirmou Padilha.

Ainda de acordo com o jornal, o papel com a assinatura do ministro Padilha tem data de 22 de março deste ano e está anexado ao processo do Inbrasil. Uma ex-assessora de Padilha, Crisley Lins, teria contado ao jornal que pediu, por telefone, ao ministro para assinar uma declaração atestando o funcionamento do Inbrasil.

?Não me lembro?

Questionado se teria recebido, de fato, o pedido, Padilha disse não se recordar da conversa com a ex-assessora. ?Não me lembro se houve ou se não houve a ligação. Quem tem que mostrar se houve ou se não houve não sou eu. O que ela relata no jornal é um procedimento absolutamente padrão. Ela solicita uma assinatura e o que ela disse é que eu retorno a ligação para que encaminhe ao gabinete para ver que documento que é?, disse Padilha.

Padilha evitou responder se o Ministério do Turismo teria sido incompetente ao liberar recursos para uma entidade mediante apresentação de um documento falso e com ?falhas grosseiras?, como ele mesmo classificou.

Falhas

A assessoria do ministro das Relações Institucionais distribuiu um documento no qual aponta as supostas falhas no documento. ?Assinatura escaneada, RG de Padilha incorreto, telefone e e-mail do ministério incorreto? são algumas falhas apontadas pelo ministério. Além disso, segundo Padilha, até o CNPJ da entidade estaria incorreto no documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES