Paes Landim vai ao TSE contra redução da representação do PI

Em sua petição, Landim menciona jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Deputado Paes Landim(PTB-PI) protocolou petição no Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira(23) contra a minuta de resolução que dispõe sobre o número de deputados federais por estado na Câmara dos Deputados para a próxima legislatura. Segundo a proposta apresentada pelo Ministro Relator Arnaldo Versiani, caso aprovada a resolução, o Piauí perderá 1 vaga na Câmara dos Deputados e 3 vagas na Assembléia Legislativa.

Para Paes Landim, a pretensão de rever a representação proporcional em ano eleitoral hostiliza o disposto no artigo 45, §1°, da Constituição da República, que exige sejam eventuais ajustes, quando necessários, feitos ?no ano anterior às eleições?.

Landim afirma que o processo eleitoral tem início não apenas com o protocolo dos pedidos de registro de candidatura, menos ainda com a realização das convenções partidárias. Segundo o Deputado petebista, as peças desse complicado jogo começam a ser movimentadas exatamente um ano antes das eleições, quando se tem o prazo fatal para: os partidos que pretendem disputar o pleito obterem o registro de seus estatutos (Lei n° 9.504/97, art. 4°); os pré-candidatos assentarem seu domicílio eleitoral na circunscrição eleitoral em que pretendem concorrer (Lei n° 9.504/97, art. 9°, caput) e estarem com a filiação partidária estabilizada (Lei n° 9.504/97, art. 9°, caput). Segundo o Calendário Eleitoral (Resolução TSE n° 23.089 - Instrução TSE n° 126-Classe 18 ? Dje 27.08.2009), o dia 03 de outubro de 2009, exatamente um ano antes da eleição, é o primeiro momento do processo eleitoral.

Em sua petição, Landim menciona jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto e pede, em defesa da representação popular outorgada pelo Povo do Estado do Piauí, que o TSE não altere, em pleno ano eleitoral, a conformação da representação parlamentar dos Estados e do Distrito Federal, rejeitando a minuta de resolução proposta.

O TSE realiza nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, a última audiência pública para debater instruções sobre as regras das eleições gerais de 2010.

Fonte: Pé de Figueira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES