PEC que limita poderes do STF deve ser votada pelo Senado nesta terça

Se aprovada, a medida propõe a proibição de decisões monocráticas que suspendam leis ou atos dos presidentes da República, do Senado e também da Câmara dos Deputados.

PEC que limita poderes do STF será votada pelo Senado nesta terça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está prevista para esta terça-feira (21) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), no Plenário do Senado Federal.

Se aprovada, a medida propõe a proibição de decisões monocráticas que suspendam leis ou atos dos presidentes da República, do Senado e também da Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), permitiria decisões monocráticas apenas em situações de urgência ou risco de dano irreparável durante o período de recesso do Judiciário. Nesses casos, o julgamento deverá ocorrer em até 30 dias após o retorno das atividades judiciais.

O texto estabelece que, ao deferir decisões cautelares, em solicitações de declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato, ou em casos que questionem o descumprimento de preceito fundamental, os ministros do Supremo Tribunal Federal terão até seis meses para julgar o mérito da ação. Após esse prazo, a questão passa a ter prioridade sobre os demais processos da Corte.

A PEC também determina que os pedidos de vista, nos quais um ministro solicita mais tempo para análise da questão, devem ser coletivos e ter duração máxima de seis meses, com a possibilidade de prorrogação por mais três meses. Atualmente, cada ministro pode solicitar vista individualmente.

A proposta já foi discutida em quatro sessões, restando apenas uma para encerrar o ciclo previsto no regimento interno do Senado. Após essa sessão, a PEC será votada em dois turnos e, se aprovada, seguirá para votação na Câmara dos Deputados.

Pacheco está impedido de votar nesse tipo de matéria, mas é favorável a limitação de decisão de um único ministro da Corte. Em entrevista no último dia 9, o presidente do Senado criticou essa prerrogativa e afirmou que, se pudesse votar, seria favorável.

"Se você olhar o cerne dessa PEC você vai concordar com a proposta. Evita que uma decisão monocrática de um único ministro suspenda a eficácia de uma lei votada por 594 parlamentares (81 senadores e 513 deputados) e sancionada pelo presidente da República. É algo desequilibrado, que não pode prevalecer. Não se trata de um enfrentamento com o STF ou de retaliação, é um aprimoramento do sistema jurídico. Se pudesse votar, meu voto seria sim, a favor", disse Pacheco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES