Pedido de impeachment de Lula: Câmara se nega a divulgar lista de assinaturas

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) liderou a coleta de assinaturas para o pedido de impeachment de Lula.

Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados optou por não divulgar os nomes dos deputados | Marcos Oliveira/Agência Senado / Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o momento, a Câmara dos Deputados não divulgou a lista oficial de deputados que assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula, após declaração sobre ação de Israel na Faixa de Gaza, ao comparar ataques à morte de judeus por Hitler.

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados optou por não divulgar os nomes dos deputados federais que endossaram o pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protocolado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Acesso e falta de transparência

A solicitação dessa informação foi feita pela Folha de S.Paulo na semana passada, sendo protocolada na quinta-feira, dia 22. No entanto, a Câmara dos Deputados instruiu que pedidos semelhantes sejam encaminhados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), cujo prazo de resposta pode chegar a 30 dias.

A própria LAI estipula que qualquer pessoa interessada na informação, considerada de domínio público, pode solicitá-la "por qualquer meio legítimo". Além disso, é responsabilidade do órgão detentor dos dados conceder o acesso à informação disponível.

A LAI também estabelece como condutas ilícitas, sujeitas a penalidades por improbidade administrativa, o ato de "negar-se a fornecer informação solicitada nos termos desta Lei, atrasar deliberadamente sua divulgação ou disponibilizá-la de maneira incorreta, incompleta ou imprecisa".

Zambelli lidera coleta de assinaturas

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) liderou a coleta de assinaturas para o pedido de impeachment de Lula, afirmando que 140 dos 513 deputados apoiaram a proposta. Recentemente, a Câmara informou que, após revisão das assinaturas, o documento continha 139 delas, sem, no entanto, divulgar os nomes dos parlamentares envolvidos.

Com informações do Terra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES