Pedido de investigação contra Dilma tem motivação eleitoral, afirma ministro Cardozo

Segundo Cardozo, o pedido de investigação “transforma bandeiras que são próprias de palanque”.

Avalie a matéria:
Dilma e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta terça-feira (25) que a representação movida por senadores para que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue a participação da presidente Dilma Rousseff (PT) na compra de uma refinaria dos EUA pela Petrobras tem motivação "político-eleitoral".

Segundo Cardozo, o pedido de investigação "transforma bandeiras que são próprias de palanque". De acordo com o ministro, essa representação apenas "coloca a presidente numa situação que não diz respeito a ela".

Nesta terça, senadores do grupo dos "independentes" pediram ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a abertura de investigação sobre a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, em 2006. Na época, Dilma era presidente do Conselho de Administração da estatal que avalizou o negócio.

No pedido entregue a Janot, os senadores afirmam que Dilma pode ter cometido crimes de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa ao autorizar a compra da refinaria.

"Todos os fatos narrados, como se suspeita ocorridos, em um país que notoriamente sofre com a falta de transparência na gestão pública, levam à necessidade de tomada das providências legais cabíveis para que seja investigada, em especial, a prática dos crimes previstos na lei 8.429 e outros que porventura se identifiquem", afirmam os senadores no pedido.

Segundo o ministro, a representação dos senadores "não traz fatos novos" o que, para ele, daria o caráter "político" ao pedido dos parlamentares.

O grupo de senadores optou por recorrer ao Ministério Público antes de pedir abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para investigar o episódio. Em ano eleitoral, os "independentes" consideram que a CPI não terá o mesmo "êxito" que a procuradoria para apurar a compra da refinaria.

Embora o Ministério Público investigue a compra desde o ano passado, os "independentes" querem que o papel de Dilma no episódio. O pedido de investigação tem apoio dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) também apoia o documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES