Pesquisa Amostragem aponta cenários para Teresina; confira os números

O levantamento foi realizado de 10 a 14 de outubro, com 1 mil entrevistados nas zonas urbana e rural de Teresina.

Principais nomes postos como pré-candidatos à PMT | Montagem
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, cresce em todos os cenários em nova pesquisa de intenção de votos do Instituto Amostragem, na modalidade estimulada. Na pesquisa espontânea, Fábio Novo e o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) aparecem tecnicamente empatados. O levantamento foi realizado de 10 a 14 de outubro, com 1 mil entrevistados nas zonas urbana e rural de Teresina. 

Principais nomes postos como pré-candidatos em Teresina

Na pesquisa estimulada, em disputa com a deputada Bárbara do Firmino (Progressistas)o parlamentar petista apresentou um crescimento de cinco pontos percentuais em comparação com pesquisa realizada em julho. Ele passou de 29,90% para 35,10% das intenções de voto, enquanto Bárbara caiu de 42,70% para 38,30%. Dr. Pessoa (Republicanos), atual prefeito de Teresina, passa de 5,70% para 6,70% das intenções de voto, e mais de 15% não votaria em nenhum dos três nomes apresentados. 

Em outro cenário, com o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) como pré-candidato, Fábio Novo cresce de 24,80% para 32,30%, ao mesmo tempo em que Sílvio Mendes cai de 56,60% para 47,10% das intenções de voto.  Neste cenário, Dr. Pessoa passa de 3,90% para 5,50%.

Num terceiro cenário, quando o deputado Jeová Alencar (Republicanos) substitui Dr. Pessoa, Fábio Novo cresce de 26,90% para 35,10%, enquanto Bárbara do Firmino cai de 40,60% para 37,60%, apresentando empate técnico com Novo. Jeová Alencar cai 13,30% para 8,30% entre julho e outubro de 2023.

No quarto cenário, com Silvio Mendes e Jeová Alencar na disputa, Fábio Novo sobe de 20,70% para 32,50%, enquanto o concorrente do União Brasil cai de 53% para 45,20%. Nesta simulação, Jeová Alencar cai de 11,20% para 7,40%.

Com apoio de Lula e Rafael, Novo passa todos os concorrentes

A pesquisa do Instituto Amostragem relevou ainda a importância do prestígio do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles para influenciar a eleição municipal. Quando ao eleitor é perguntado se votaria em Fábio Novo com apoio de Lula e Rafael, o petista tem 52,30% da preferência do eleitorado. 

Foi perguntada a intenção de votos de Bárbara do Firmino como apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e do ex-presidente Bolsonaro (PL). Nesse caso, Bárbara teve 25,30% das intenções de votos. Já Dr. Pessoa obteve 4,2% das preferências.

Ao substituir o nome de Bárbara por Sílvio Mendes, mas colocando que Silvio teria o apoio de Bolsonaro e de Ciro, Fábio Novo tem 52,30% da preferência, quando seu nome é ligado a Lula e Rafael, enquanto Sílvio tem 28,8% das intenções de voto. Dr. Pessoa teve 3,7% da preferência do eleitorado.

REJEIÇÃO - A pesquisa também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Ou seja, aquele em o candidato não votaria de jeito nenhum. Dr. Pessoa lidera com 59,4% de rejeição, seguido por Fábio Novo (6,3%), Sílvio Mendes (4,4%), Enzo Manuel (4,2%), Bárbara do Firmino (3,3%) e Dr. Paul Márcio (3,3%). Jeová Alencar teve 3,1% de rejeição e Luciano Nunes (PSDB), 2,1%.

NÍVEL DE CONVIÇÃO NO VOTO - A pesquisa quis saber sobra a chance dos eleitores votarem nos candidatos. Quando apresentado o nome do candidato Fábio Novo, 48,4% disseram que poderiam votar nele, 15,9% afirmaram que era o único candidato em que votariam, 32,2% não votariam no petista de jeito nenhum e 3,5% não souberam ou não quiseram opinar.

Já quando o pesquisador perguntava sobre Bárbara do Firmino, 52,2% disseram que poderiam votar nela, 9,8% afirmaram que seria a única candidata que escolheriam, 28,3% não votariam de jeito nenhum e 4,7% não souberam/não quiseram responder.

Como relação a Sílvio Mendes, 51,90% poderiam votar nele, 13,90% disseram que era o único candidato em que votariam e 31% não escolheria o ex-prefeito de Teresina de jeito nenhum. 3,2% não souberam/não quiseram responder.

Chance de votos cresce com apoios de Rafael e de Lula

A pesquisa mostrou a importância do apoio de gestores nacionais e regionais para tirar ou acrescentar votos os candidatos a prefeito de Teresina.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Fábio Novo com o apoio do governador Rafael Fonteles, 31,6% afirmaram que aumentaria a chance de votar em Fábio Novo, 25,7% responderam que votariam com certeza, 11,9% disseram que nem aumenta nem diminui a chance de votar, 7% falaram que reduz a chance, 20,6% afirmaram que não votariam e 3,2% não souberam ou não quiseram falar.

Já com apoio do presidente Lula, 35,4% afirmaram que aumentaria a chance de votar em Fábio Novo, 25,9% responderam que votariam com certeza, 8,9% disseram que nem aumenta nem diminui a chance de votar, 7,4% falaram que reduz a chance, 20,1% afirmaram que não votariam e 2,3% não souberam ou não quiseram falar.

Em relação à Bárbara do Firmino, se o eleitor teria predisposição de votar na candidata com o apoio do senador Ciro Nogueira, 29,8% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bárbara, 20,9% falaram que reduz a chance, 20,4% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 11,9% votariam com certeza e 12,5% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 3,2% não souberam ou não quiseram falar.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Bárbara do Firmino com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, 46,1% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bárbara, 23,2% falaram que reduz a chance, 9,9% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 8,4% votariam com certeza e 10,4% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2% não souberam ou não quiseram falar.

Na situação em que o senador Ciro Nogueira apoiaria Sílvio Mendes, 33,6% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sílvio, 20,5% falaram que reduz a chance, 16,2% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Sílvio, 15,1% votariam com certeza e 11,7% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2,9% não souberam ou não quiseram falar.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Sílvio Mendes com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, 49,3% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sílvio, 18,6% falaram que reduz a chance, 9% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 10,7% votariam com certeza e 10% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2,4% não souberam ou não quiseram falar.

Pesquisa espontânea mostra empate entre Fábio Novo e Sílvio Mendes

O Instituto Amostragem também realizou uma pesquisa espontânea, aquela em que o pesquisador pergunta em quem o eleitor vai votar para prefeito, sem apresentar qualquer opção de nome. 

Neste caso, Fábio Novo e Sílvio Mendes estão tecnicamente empatados, com o petista sendo mencionado por 8% dos entrevistados e Sílvio Mendes por 8,6%. Em terceiro lugar, Bárbara do Firmino, com 4,2%. Ela é seguida por Dr. Pessoa (2,4%) e Rafael Fonteles (1,4%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% das intenções de voto cada um.

Ainda na espontânea, 66,50% não souberam ou não quiseram responder a pergunta e 4,30% afirmaram que anulariam o voto.

O Instituto Amostrarem ouviu 1.000 eleitores em Teresina, com 16 ou mais anos de idade, nas quatro zonas urbanas e na zona rural da capital. As entrevistas foram presenciais, individuais, realizadas entre 10 e 14 de outubro, por encomenda do Grupo Meio Norte de Comunicação. O nível de confiança é 95%, com margem de erro para mais ou para menos de 3,10%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES