Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros quer novas eleições

52% dos entrevistados apoiam a convocação de um pleito.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cerca de um mês da decisão final sobre o afastamento de Dilma Rousseff, a maioria dos brasileiros acredita que a convocação de novas eleições é a melhor opção para o país, de acordo com pesquisa da consultoria Ipsos divulgada pela BBC Brasil.

Segundo a sondagem, 52% dos entrevistados apoiam a convocação de um pleito antecipado para outubro, junto com as eleições para prefeitos e vereadores.

Desse percentual, 38% dizem que o melhor seria que o presidente em exercício, Michel Temer, fosse mantido no cargo e convocasse a nova disputa eleitoral e 14% preferem que Dilma volte ao Palácio do Planalto antes da nova eleição. Outros 20% defendem a volta de Dilma e 16% a permanência de Temer até 2018. Entre os entrevistados, 12% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi feita entre 1 e 12 de julho e ouviu 1.200 pessoas presencialmente, em 72 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A consultoria perguntou "Na sua opinião, o que é melhor para o Brasil?" e solicitou que o entrevistado escolhesse entre quatro opções: a volta de Dilma; a permanência de Temer; a convocação de eleições pela petista; e a convocação do pleito pelo peemedebista, de acordo com a BBC Brasil.

Para realizar novas eleições, é preciso que o Congresso aprove uma proposta de emenda à Constituição, para a qual é necessária aprovação de dois terços tanto na Câmara quanto no Senado. Apesar de um grupo de senadores e da petista defenderem a medida, a ideia não ganhou força política para sair do papel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES