Pesquisa: vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2º turno sobe para 17 pontos

O IDEIA, instituto especializado em opinião pública, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 e 11 de novembro por telefone

Pesquisa: vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2º turno sobe para 17 pontos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vantagem de Luís Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro em um eventual 2º turno das eleições presidenciáveis em 2022 subiu de 12 para 17 pontos percentuais. Segundo a pesquisa EXAME/IDEIA, se o pleito fosse hoje, o petista teria 48% dos votos, e o atual presidente, 31%. Na apuração feita em junho, a diferença era de 46% ante 34%.

O IDEIA, instituto especializado em opinião pública, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 e 11 de novembro por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais (para mais ou para menos).

Cerca de 5% dos respondentes responderam que não saberiam em quem votar. Em julho, esse percentual era de 14%. O número de brancos/nulos cresceu - antes, era de 12%, agora é de 16%.

O IDEIA, instituto especializado em opinião pública, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 e 11 de novembro por telefone - Foto: Divulgação

A pesquisa avaliou também outros cenários, com o petista em vantagem em todos eles: entre Lula e João Doria (PSDB), o petista venceria por 50% a 22%; entre Lula e Eduardo Leite (PSDB), 48% a 22%.

Contra Sergio Moro (Podemos), a vantagem do ex-presidente seria de 47% a 25%. Ciro Gomes (PDT) aparece com o melhor percentual entre os adversários, mas ainda sim, atrás de Lula - 44% a 31%.

Em uma simulação do 2º turno onde apenas Bolsonaro aparece, pela primeira vez, Ciro Gomes (PDT) aparece com chances de vencer o presidente. Ele tem 36% das intenções ante 32% de Bolsonaro. Contra Moro, Bolsonaro teria 32% contra 30%.

Primeiro turno

Lula lidera todos os cenários possíveis para o primeiro turno das eleições em uma pesquisa estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados previamente.

O petista tem 35%. Bolsonaro está logo atrás, com 25%, seguido por Ciro Gomes (7%) e Sergio Moro (5%). Eduardo Leite e João Doria ficam nos 2%; e Luis Henrique Mandetta, Alessandro Vieira, Rodrigo Pacheco, Cabo Daciolo têm 1%; Simone Tebet e Luiz Felipe D'Ávila, 0%. Não sabem ou não opinaram são 12%, e 8% brancos e nulos.

Avaliação

Perguntados sobre como avaliam o governo de Jair Bolsonaro, 43% consideram péssimo; 23% regular; 14% bom; 11% ruim e 9% ótimo; 1% disse não saber. Já sobre se o presidente merece ser reeleito, 64% disse que não, outros 29% avaliaram que sim; 7% preferiram não opinar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES