Pesquisas: “azarões” em 2008, prefeitos de São Paulo, Rio de Janeiro e BH se elegeram

Iguais nos maus agouros a inícios de campanha, esses políticos coincidem ainda hoje: são, todos eles, prefeitos.

Gilberto Kassab (PSD), Eduardo Paes (PMDB) e Marcio Lacerda (PSB) contrariaram pesquisas e venceram nas urnas. | Secom-SP/ Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quatro anos, Gilberto Kassab (então DEM, hoje PSD) aparecia em terceiro em pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo, seus 11% muito distantes dos mais de 30% de Marta Suplicy (PT) e de Geraldo Alckmin (PSDB). A mesma posição era amargada por Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Janeiro, Marcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, João da Costa (PT) no Recife e João Henrique (então PMDB, hoje PP) em Salvador. Iguais nos maus agouros a inícios de campanha, esses políticos coincidem ainda hoje: são, todos eles, prefeitos.

Antes de ser qualquer indício de inconfiabilidade das pesquisas, a consagração de azarões pelas urnas demonstra que a virada de mesa no período de campanha é mais frequente do que se poderia supor. O cientista político Gaudêncio Torquato encontra explicação, entre outros fatores, na força da propaganda eleitoral.

"Quem está muito na frente tende a cair. Quem esta atrás e conta com estrutura de TV e rádio densa, apoio partidário forte, máquinas governamentais, apoio de governos de município, da União, do governo federal, evidentemente tende a crescer. Particularmente, levando em consideração a exposição na mídia. O programa eleitoral é fundamental para levar o candidato até as margens da sociedade, torná-lo conhecido e visível. A tendência do eleitor é apreciar devagar os candidatos menos conhecidos", afirma Torquato.

O analista chega a considerar que um candidato que larga na frente não se encontra em posição das mais confortáveis. "Nem sempre é interessante estar muito na frente. Sempre achei muito mais cômodo e interessante trabalhar com quem tem 10% (de intenções de voto) do que quem tem 45%, 50%, porque a tendência desse é cair, e a tendência daquele é de aumentar."

Diante desse movimento, a resposta do eleitor seria a de favorecer a candidatura que aparente ascensão. "Há uma ideia de crescimento, uma propensão do eleitorado de se mostrar favorável a quem está subindo. É um fenômeno da opinião pública que se cria em torno dos candidatos", afirma Torquato.

Para o cientista político, entretanto, cultivar a simpatia do eleitor também demanda bom currículo. "Particularmente, são favorecidos candidatos com ficha limpa, sem fumaça em torno de seu perfil", avalia.

No último dia 18, o PT garantiu mais tempo de TV ao receber o apoio de um tradicional adversário, o deputado Paulo Maluf (PP-SP). O minuto e meio a mais, apesar de ter afastado a deputada Luiza Erundina (PSB), que concorreria a vice, teria a capacidade de catapultar a candidatura de Fernando Haddad. "São parcerias feitas para se ganhar um dos maiores ativos da campanha, que é o tempo eleitoral. Isso é fundamental, é um ganho imensurável na campanha", sustenta o analista.

Na última pesquisa Datafolha, o afilhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divide a terceira colocação com Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Netinho de Paula (PCdoB), que retirou sua candidatura. "Evidentemente, um candidato com 10%, 11% tem grandes possibilidades de crescer quando tem tempo de TV de cinco ou seis minutos", afirma Torquato, apontando que Chalita tem "grandes condições" de crescimento e que o tempo de propaganda conquistado pelo PT é muito significativo.

Com aval do Supremo Tribunal Federal (STF), o PSD terá direito a propaganda eleitoral e proporcional à bancada de 48 deputados federais, o que beneficia a candidatura de José Serra (PSDB), que tem liderado as pesquisas de intenção de votos entre os paulistanos.

O pódio dos azarões

Em 25 de julho de 2008, faltava 25 dias para o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, e o Datafolha apontava Marta e Alckmin liderando a corrida pelo Executivo paulistano. Kassab atribuía o cenário polarizado e a previsão de trajetória descendente para a sua candidatura à sua estreia em eleições majoritárias - o mesmo que vem dizendo Haddad.

No Rio de Janeiro, Paes subia quatro pontos e chegava a 13%, empate técnico com os 16% de Jandira Feghali (PCdoB), que aparecia atrás de Marcelo Crivella (PRB) na pesquisa do Datafolha. Eram contados 20 dias de campanha, e o peemedebista era o único candidato em trajetória ascendente nos infográficos dos jornais.

Na capital baiana, dois Antonios acotovelavam-se na primeira posição: ACM Neto (DEM) e o ex-prefeito Imbassahy (PSDB), que havia rompido com a família Magalhães. Nenhum deles chegaria ao segundo turno. O prefeito João Henrique, a quem era atribuído considerável índice de rejeição, acabou reeleito com quase 60% dos votos na disputa contra Walter Pinheiro (PT).

A candidatura de Jô Moraes (PCdoB) liderava com folga em Belo Horizonte - ele vinha 11 pontos percentuais à frente de Leonardo Quintão (PMDB). Cinco candidatos apareciam empatados na terceira colocação, entre eles aquele que, no segundo turno, seria eleito. Apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo então prefeito, Fernando Pimentel (PT), Marcio Lacerda (PSB) recebeu 59,12% dos votos, contra 40,88% de Quintão.

Segundo o Datafolha, João da Costa (PT) dividia a segunda colocação no Recife com Cadoca (PSC), ambos 8 pontos atrás de José Mendonça Filho (PSDB). Praticamente desconhecido pela popuilação no início da campanha, Costa recebeu o apoio de Lula e do governador Eduardo Campos (PSB), vencendo as eleições ainda no primeiro turno, com 51% dos votos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES