Petista João Pedro é eleito presidente da CPI da Petrobras e indica Jucá para a relatoria

A ampla maioria governista na CPI da Petrobras confirmou nesta terça-feira a indicação do senador João Pedro

João Pedro é eleito presidente da CPI da Petrobras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ampla maioria governista na CPI da Petrobras confirmou nesta terça-feira a indicação do senador João Pedro (PT-AM) para presidir as investigações contra a estatal. Ele foi eleito por 8 a 3. João Pedro indicou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), para a relatoria da comissão --cargo mais cobiçado por definir os rumos da investigação.

A escolha do petista e do peemedebista segue a recomendação do Palácio do Planalto para que o comando da comissão seja entregue a fiéis aliados --que podem evitar eventuais constrangimentos futuros ao governo e aos diretores da empresa.

O petista marcou para 6 de agosto os inícios do trabalho da CPI. Ele elogiou a Petrobras e pediu responsabilidade para a oposição. "A responsabilidade não pode ser só do governo. Tem que ser dos 11 senadores, de tratar desta empresa. Sei da responsabilidade e por isso todos os parlamentares estão tratando deste assunto como estratégia para o Brasil. Esta empresa está presente em 28 países. Tenho a responsabilidade, como todos os outros senadores, de focarmos nas investigações, trabalharmos com um debate profundo com a transparência e verdade", afirmou.

João Pedro chegou a disputar o cargo com o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que foi indicado pela oposição como uma reclamação à orientação do governo para os governistas ocuparem presidência e relatoria.

João Pedro agradeceu a eleição e destacou sua ligação com o setor. "Quero agradecer apoio do PMDB, dos parlamentares que compõem esta CPI e dizer que estou indicado para fazer parte deste debate."

Na reunião, o presidente interino, senador Paulo Duque (PMDB-RJ) protagonizou um mal estar com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que lançou o nome da oposição na disputa. Duque quis iniciar a votação sem que os senadores pudessem defender seus escolhidos. Guerra reclamou aos berros e exigiu abertura da discussão dos nomes.

A instalação da CPI foi marcada pelos discursos da oposição em defesa da investigação e dos governistas na tentativa de assegurar que a comissão tem caráter político para tentar antecipar os debates da eleição de 2010.

O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), pediu prudência na CPI e disse que não vai deixar que a comissão se transforme em disputa eleitoral antecipada. "Nós queremos prudência. Não é verdade que é tradição no senado que a minoria fique com um dos cargos. No governo passado, que éramos minoria, nunca tivemos a relatoria ou presidência de CPI", disse.

Para o presidente do PSDB, a CPI é necessária para preservar o patrimônio dos brasileiros. Guerra disse que a reação da CPI ao pedido de investigação foi inesperada. "Nós não vamos ser irresponsáveis, não vai sobrar para nós a acusação de imprudentes. Nós não entramos nessa CPI de brincadeira, sabemos da importância dela, mas a reação à nossa iniciativa foi brutal, absolutamente desproporcional", disse.

Entrega

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que após a instalação da comissão, a oposição deve oficializar a devolução da CPI das ONG se enterrar a CPI do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

Os governistas tinham condicionado a criação da CPI da Petrobras a esses dois movimentos da oposição, mas trabalhavam para esvaziar as reuniões da comissão para adiar o início das investigações da Petrobras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES