PF cumpre mandado contra mais um suspeito de envolvimento com o Hezbollah

Polícia interrogou homem na noite desta sexta-feira (10), em Goiás. Até agora, seis pessoas foram alvo da Operação Trapiche.

PF cumpre mandado contra mais um suspeito de envolvimento com o Hezbollah | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (10), a Polícia Federal executou um mandado de busca e apreensão contra o sexto indivíduo suspeito de ter vínculos com o grupo Hezbollah no Brasil. O homem em questão foi interrogado durante a noite em Goiás, como parte da Operação Trapiche, que está investigando a possível existência de um plano terrorista direcionado a alvos judaicos no país.

No total, a PF realizou dois mandados de prisão temporária, juntamente com a execução de operações de busca e apreensão em diferentes localidades, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Goiás, visando agora um total de seis pessoas.

Os dois presos estão na custódia da PF em São Paulo. Um deles disse em depoimento que foi ao Líbano negociar ouro e agrotóxico. Investigadores, no entanto, dizem ter indícios de ele possui conexão com integrantes do Hezbollah, e, portanto, não acreditam na versão apresentada no interrogatório. Para os policiais, foi uma "versão ensaiada para tentar ganhar tempo". O outro brasileiro que também foi preso ficou calado no interrogatório.

Uma terceira pessoa, um brasileiro, foi alvo da Trapiche, porém não foi preso. Segundo apuração da TV Globo, ele disse que viajou ao Líbano e que, nos encontros que manteve lá, recebeu proposta para fazer atentados no Brasil. Segundo o depoimento, a pessoa que o recebeu em Beirute, que seria do Hezbollah, disse que “procurava pessoas com disposição para matar e sequestrar”. A PF, agora, colhe mais indícios sobre este suspeito para decidir sobre pedido de prisão dele à Justiça.

Outro alvo da operação é um sírio que está no Líbano e morava em Belo Horizonte. A Polícia Federal já descobriu, com base em cooperação policial internacional, que este sírio, naturalizado brasileiro, já lutou com guerrilheiros do Hezbollah contra o Estado Islâmico, em território sírio. Este suspeito foi alvo de nove mandados de busca e apreensão em endereços associados a ele, em Minas e no DF. Sendo sete desses endereços comerciais e dois residenciais.

Ainda contra este sírio, que está em Beirute, segundo as investigações, pesa mandado de prisão temporária por 30 dias, expedido pela Justiça Federal de Minas. O nome dele foi incluído na lista de procurados da Interpol. Segundo apuração da TV Globo, investigações já apresentam fortes indícios de que é um cidadão sírio, naturalizado brasileiro, que estava à frente do recrutando de brasileiros para participar de atentados contra alvos judaicos aqui no Brasil. Este sírio, que morava em Belo Horizonte, responde a um inquérito policial em Minas por contrabando e descaminho, principalmente de cigarros eletrônicos. O suspeito teria fortes conexões com o Hezbollah no Líbano. E estaria fazendo a ponte entre integrantes do Hezbollah e interessados em participar de ações terroristas, mediante pagamento em dinheiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES