PF faz buscas contra general da reserva acusado de participar do 8 de janeiro

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma ordem de bloqueio de ativos e valores pertencentes ao investigado.

General Ridauto Lúcio Fernandes | Exército Brasileiro/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (29/09), a Polícia Federal está executando um mandado de busca e apreensão em Brasília, direcionado ao general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. Ele é acusado de envolvimento nos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro e essa operação faz parte da 18ª fase da chamada Operação Lesa Pátria.

Durante o cumprimento do mandado, os agentes da PF apreenderam itens importantes relacionados ao general. Entre os objetos recolhidos estão um celular, uma arma e o passaporte de Ridauto. O militar, que se assustou com a operação, prestou depoimento na PF após ser intimado durante as buscas. Até o momento, não foi possível estabelecer contato com o general.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou também o bloqueio de ativos e valores do investigado, considerando o general como executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos golpistas.

Conforme apuração, o inquérito policial revela diversos depoimentos de vândalos presos, descrevendo a participação de indivíduos mascarados e de luvas incentivando a invasão ao Congresso Nacional. Os invasores foram convocados após a abertura de escotilhas de acesso ao teto do Congresso. A subida foi facilitada pela utilização de uma escada improvisada com gradis amarrados.

Ridauto Lúcio Fernandes, que anteriormente ocupou o cargo de diretor de Logística do Ministério da Saúde, estava ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele foi nomeado para essa função em julho de 2021 e exonerado em 31 de dezembro, no último dia do governo Bolsonaro.

A 18ª fase da Operação Lesa Pátria concentra-se em identificar supostos membros das Forças Especiais do Exército que teriam liderado as invasões nas sedes dos Três Poderes. Imagens sugerem a atuação inicial de indivíduos mascarados e com luvas, abrindo caminho para outros apoiadores de Bolsonaro acessarem o teto do Congresso Nacional.

A investigação também aponta para a possibilidade de uma atuação profissional durante os ataques, indicando que os envolvidos tinham conhecimento prévio do local e treinamento adequado.

LESA PÁTRIA

Os mandados executados nesta sexta-feira fazem parte da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar os partidários do ex-presidente Bolsonaro que invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro. De acordo com a Polícia Federal, os atos investigados configuram crimes como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES