PGR defende manter a prisão do assessor de Bolsonaro; defesa protesta

Polícia Federal diz que o coronel estava envolvido em uma operação de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes

Coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro | Reprodução Linkedin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, sustentou a necessidade de manter a prisão do coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro. No parecer de 1º de março, Gonet destacou que a decisão de manter Câmara detido ressalta a atuação do grupo ao qual o coronel pertencia, evidenciando uma sofisticada operação de vigilância e monitoramento, representando assim um risco para a integridade da investigação em curso.

O que aconteceu? Câmara foi preso em 8 de fevereiro, com a Polícia Federal afirmando que ele estava envolvido em uma operação de monitoramento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com o suposto objetivo de tentar um golpe de Estado.

Justificativa do procurador: O PGR argumentou que, após analisar o posicionamento do Ministério Público Federal e a decisão de manter a prisão, não houve mudança no cenário que justificasse a libertação do coronel. Ele afirmou que a investigação está em andamento e que é necessário garantir a aplicação da lei penal até sua conclusão.

No entanto, Gonet teve uma posição diferente em relação a outro assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, defendendo sua libertação ao considerar que o pedido de relaxamento da custódia apresentava razões suficientes tanto práticas quanto jurídicas.

Ex-assessor de Bolsonaro, coronel Marcelo Câmara/Reprodução Linkedin

O que fez a defesa: A defesa de Câmara, por sua vez, protocolou novas petições no STF solicitando acesso completo aos autos do processo. O advogado do coronel alegou que Moraes teria dado uma instrução verbal para restringir o acesso ao material do processo, incluindo depoimentos de generais e ex-assessores de Bolsonaro. Diante disso, a defesa planeja formalizar um pedido de assistência à Seccional Paulista da OAB, alegando violação de suas prerrogativas profissionais.

Além disso, a defesa de Câmara também apresentou um pedido à presidência do STF para que o inquérito seja retirado das mãos do ministro Alexandre de Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES