PGR emite parecer e defende derrubada de marco temporal de terras indígenas

De acordo com o PGR, 17 artigos da nova lei devem ser considerados inconstitucionais

Procurador-geral Paulo Gonet | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11), no qual argumentou a favor da derrubada do marco temporal das terras indígenas, medida que foi reintroduzida pelo Congresso Nacional no ano passado. Essa reintrodução ocorreu após o próprio STF ter declarado a tese inconstitucional.

O que aconteceu: Segundo o marco temporal, os povos indígenas só teriam direito à demarcação de terras que estivessem ocupadas por eles até a data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

No entanto, o STF considerou essa interpretação inconstitucional em setembro de 2023. Apesar disso, o Congresso aprovou a Lei 14.701/2023, que restabeleceu o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a vetar essa medida, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares.

Pedido dos indígenas: Após a entrada em vigor da nova lei, o povo indígena Xokleng solicitou a suspensão dos trechos que reintroduziram o marco temporal, entre outras questões. Os Xokleng estão envolvidos em um processo relacionado à demarcação da Terra Indígena (TI) Ibirama La-Klãnõ, em Santa Catarina.

No que é prejudicial: O parecer de Gonet concorda com esses argumentos, afirmando que diversos dispositivos da lei podem prejudicar o andamento das demarcações, comprometendo a eficiência e a duração razoável do processo, além de violar princípios como segurança jurídica e ato jurídico perfeito.

Artigos inconstitucionais: De acordo com o PGR, 17 artigos da nova lei devem ser considerados inconstitucionais, incluindo o próprio marco temporal e regras que permitem a revisão de terras já demarcadas, entre outros aspectos que dificultam o trabalho dos técnicos na produção de laudos antropológicos.

O Supremo iniciou o julgamento sobre a manutenção de uma decisão do ministro Edson Fachin, que suspendeu um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) de 2017 que impunha diversas regras à demarcação das terras, em uma sessão que está prevista para durar até a próxima sexta-feira (19) no plenário virtual.

“A autorização para que posseiros permaneçam nas terras reconhecidas como indígenas até a conclusão do procedimento e o efetivo pagamento das benfeitorias, sem limitação ao uso e gozo das terras, restringe o usufruto exclusivo garantido pela Constituição aos indígenas sobre as terras que tradicionalmente ocupam”, escreveu Gonet.

No seu parecer, o PGR opinou que o marco temporal viola o artigo 231 da Constituição, que confere aos indígenas o direito à posse de suas terras tradicionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES