PGR entra com ação para tornar imprescritível crime análogo à escravidão

Segundo Augusto Aras, em 2022, foram resgatadas 2.575 pessoas em situação análoga à escravidão

Local onde de abrigo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O crime de redução a condição análoga à escravidão pode se tornar imprescritível no Brasil, caso a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1053, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), seja acatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida é necessária para garantir a reparação dos tecidos social e individual afetados pela escravidão moderna e respeitar os princípios constitucionais da dignidade humana, do valor social do trabalho, da sociedade livre e solidária, da prevalência dos direitos humanos, da liberdade e da igualdade.

Locais insalubres onde são colocados trabalhadores (Divulgação)De acordo com o procurador-geral da República, Augusto Arasem 2022 foram resgatadas 2.575 pessoas em situação análoga à escravidão no Brasil. O número é alarmante e tem crescido. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram resgatadas 918 pessoas, uma alta de 124% em relação ao mesmo período de 2022.

Além disso, a falta de efetividade das punições é outro fator preocupante. De 2008 a 2019, dos 2.625 réus denunciados pela prática de redução à condição análoga à escravidão, apenas 111 tiveram condenação definitiva, o que corresponde a 4,2% de todos os acusados. Somente 1% dos réus estaria efetivamente sujeito à prisão, se não alcançados pela prescrição.

A ação retoma algumas decisões do STF para garantir a efetivação de direitos e garantias, como as que equipararam a homofobia, a transfobia, o antissemitismo e a injúria racial com o racismo, considerando-os imprescritíveis.

A PGR destaca ainda que, segundo a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a prescrição do crime de redução a condição análoga à de escravo é incompatível com a obrigação do país de adaptar sua legislação de acordo com os padrões internacionais.

Agora, a ADPF 1053 foi distribuída ao ministro Nunes Marques, que será responsável por decidir se a ação será julgada pelo plenário do STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES