PGR envia ao Supremo parecer favorável à intervenção no Distrito Federal

Pedido de intervenção federal será decidido pelo STF. Se pedido for aprovado, Lula terá que nomear um interventor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria Geral da República enviou nesta terça-feira (16) parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que reafirma ser favorável à intervenção federal no Distrito Federal. O pedido de intervenção foi feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em 11 de fevereiro, dia em que o governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) foi preso por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O pedido é analisado pelo ministro Gilmar Mendes, que solicitou pareceres da Câmara Legislativa, da Procuradoria do DF e da própria PGR para elaborar seu relatório. Uma vez pronto, o pedido é julgado pelo plenário do STF. Se a intervenção for aprovada pelos ministros, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o interventor.

A PGR teve de produzir um parecer mesmo sendo autora do pedido de intervenção porque o Ministério Público é sempre obrigado a se manifestar quando o assunto envolve interesses da União.

Em seu parecer, a PGR defende a intervenção ?em face de grave crise institucional no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo do Distrito Federal?. A procuradoria rebate as alegações da Procuradoria-Geral do Distrito Federal e da Câmara Legislativa, de que uma possível intervenção teria perdido o sentido em razão de medidas adotadas após o início da ação e porque também não haveria fundamento legal para o pedido da PGR.

"Cabe lembrar somente para exemplificar: o governador do Distrito Federal não foi afastado pela Câmara, mas pelo Superior Tribunal de Justiça ao ser preso preventivamente; os deputados suspeitos, porque envolvidos no esquema criminoso, continuariam apreciando o pedido de impeachment não fosse ordem judicial decorrente de iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios", diz trecho do parecer da PGR.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília foi revelado no dia 27 de novembro de 2009, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora e desmantelou um suposto esquema de pagamento de propina que envolveria o governador do DF, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), seu então vice, Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM), além de deputados distritais, secretários de governo e empresários.

Por suspeita de tentar subornar uma testemunha do inquérito que investiga o escândalo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador Arruda foi preso e afastado do cargo no dia 11 de fevereiro. Ele completou neste sábado um mês de prisão na superintendência da Polícia Federal. Nesse período, o vice-governador Paulo Octávio renunciou ao cargo e se desfiliou do DEM, entregando a tarefa de governador o DF ao presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES