PGR investiga suspeita de corrupção contra Alexandre Ramagem

Dados sobre as atividades de Ramagem foram fundamentais para a deflagração da Operação Última Milha pela Polícia Federal em 20 de outubro

Alexandre Ramagem e ex-presidente Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está investigando a possível corrupção de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro e atual deputado federal pelo PL. A suspeita é de que ele tenha se corrompido para evitar a divulgação de informações sobre o uso irregular do software espião First Mile, que teria sido empregado para monitorar opositores e críticos do ex-presidente.

Conforme relatado pela Folha de S. Paulo, dados sobre as atividades de Ramagem foram fundamentais para a deflagração da Operação Última Milha pela Polícia Federal em 20 de outubro. Na operação, foram presos os servidores da Abin Eduardo Izycki e Rodrigo Colli, acusados de coerção ao utilizar o conhecimento sobre o software espião para evitar demissões em um processo disciplinar interno. Ramagem não foi alvo direto da ação da PF.

A PGR aponta indícios de concussão e corrupção ativa por parte de Izycki e Colli, e corrupção passiva por parte de Ramagem. A investigação da PF abrange irregularidades na Abin desde a compra do software em 2018, no governo de Michel Temer, até tentativas de obstrução interna, resultando em monitoramento indevido de diversas pessoas entre 2019 e 2021.

A PGR afirma que houve "apropriação indevida da Abin por parte dos altos gestores" para fins ilícitos. Izycki e Colli eram investigados internamente na Abin por sua atuação em uma licitação do Exército, utilizando uma empresa em nome de parentes.

Segundo a PGR, Izycki e Colli, cientes do uso indevido do software First Mile, teriam pressionado Ramagem a retardar o julgamento do processo disciplinar. Ramagem teria convertido o julgamento em diligência, nomeando uma nova comissão processante, e deixado de submeter as conclusões da primeira comissão ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

A defesa de Ramagem alega ter representado na Polícia Federal para obter informações sobre as alegações. A Abin declara ter deixado de usar o software em maio de 2021 e colabora com as investigações. A defesa de Izycki e Colli não comenta o caso, alegando sigilo nas investigações.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES