PGR pede revisão de norma do TSE que limita poder do MP

Caso não tenha o pedido atendido, Janot vai questionar a constitucionalidade da norma no Supremo Tribunal Federal (STF).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a revisão de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tira o poder do Ministério Público para solicitar a instauração de inquéritos policiais eleitorais, informou nesta terça-feira a Procuradoria Geral da República (PGR). Caso não tenha o pedido atendido, Janot vai questionar a constitucionalidade da norma no Supremo Tribunal Federal (STF).

Aprovada em dezembro, sob relatoria do ministro José Antonio Dias Toffoli, a resolução suprimiu da norma eleitoral a possibilidade de o Ministério Público Eleitoral pedir a instauração dos inquéritos. O procedimento, segundo a norma, somente será aberto ?mediante determinação da Justiça Eleitoral?.

Nesta terça, procuradores eleitorais assinaram uma moção contra as novas regras do TSE. Citando a derrubada da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 37 no Congresso, que tentava limitar o poder de investigação do MP, o texto critica o que chamou de ?etapa de autorização? para apurar crimes eleitorais.

?A criação de uma "etapa de autorização" não prevista pela Constituição e pelas leis, sem nenhum ganho, conspira contra a desburocratização que pauta a investigação contemporânea?, diz a moção. ?Criar embaraços para o MP é dificultar a apuração de graves ilícitos eleitorais, como a compra de votos, as fraudes no alistamento eleitoral e na coleta dos votos e o uso da máquina administrativa em prol de candidatos. É em nome do eleitor que o Ministério Público Eleitoral atua. É dele, o eleitor, o maior interesse em eleições limpas e transparentes. A Resolução do TSE fecha, desnecessariamente, uma porta que até hoje se encontra aberta para o cidadão votante?, afirma o texto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES