PGR quer as publicações de Bolsonaro sobre urnas, STF e Forças Armadas

PGR quer ter acesso a todas as publicações de Bolsonaro divulgadas em redes sociais.

PGR pede publicações de Jair Bolsonaro nas redes sociais | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) fez um pedido, nesta segunda-feira, 17, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que todas as plataformas de redes sociais possam mostrar a totalidade de publicações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro envolvendo fatos como as eleições, as urnas eletrônicas, as Forças Armadas e também o próprio Supremo Tribunal Federal.

O pedido também abrange outras temáticas postas em cheque pelo ex-presidente. A solicitação foi feita dentro do inquérito que investiga manifestantes e incitadores dos atos golpistas e antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro e que tem o ex-presidente como um dos altos. O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes.

Responsável pelas investigações dos atos antidemocráticos e golpistas do dia 8 de janeiro, no qual foram invadidas e depredadas as sedes dos três poderes, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, destaca que esse pedido já havia sido realizado, mas que não foi analisado por Alexandre de Moraes, razão pelo qual o fez reiterar o pedido nesta segunda-feira.

Com a solicitação, a PGR quer ter acesso a todas as publicações de Bolsonaro divulgadas em redes como Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, Twitter e Linkedin que tenham relação com as eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas, além de fotografias e vídeos que tratem dos temas relacionados.

A PGR quer, também, que as redes possam apresentar as métricas de cada publicação, como as visualizações, as curtidas, os compartilhamentos e e os comentários. No pedido está incluída ainda a lista completa de todos os seguidores do ex-presidente da República. Com a solicitação, a finalidade é conseguir "dados concretos" que possam "fundamentar uma análise objetiva do alcance das mensagens, vídeos e outras manifestações publicadas pelo ex-presidente da República nas redes sociais".

O ex-presidente Bolsonaro foi incluído no inquérito dos atos antidemocráticos e golpistas por ter compartilhado, dois dias após as manifestações e a invasão às sedes dos três poderes, um vídeo acusando, sem provas, a ocorrência de uma fraude nas eleições do ano passado. No seu depoimento à Polícia Federal (PF), Bolsonaro garantiu que o vídeo foi publicado por engano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES