PGR se manifesta ao STF sobre estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria

Segundo o jornal The New York Times, Bolsonaro permaneceu na embaixada entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano

Ex-presidente Bolsonaro na Embaixada | Divulgação Embaixada da Hungria
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação confidencial sobre a estadia do ex-presidente Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria em Brasília, no mês anterior. O documento, enviado na quinta-feira passada, não será divulgado devido ao seu caráter sigiloso. ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, havia concedido um prazo de cinco dias para a PGR opinar sobre as explicações de Bolsonaro a respeito do ocorrido.

O que aconteceu: Segundo informações do jornal The New York Times, Bolsonaro permaneceu na embaixada entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano, conforme registros de câmeras de segurança e imagens de satélite. Durante sua estadia, a embaixada encontrava-se praticamente desocupada devido ao período de férias dos diplomatas húngaros que lá residem. O ex-presidente teria chegado à tarde do dia 12 e saído na tarde do dia 14, coincidindo com o período de Carnaval.

O que diz as normas: As regras internacionais conferem inviolabilidade à área da embaixada, protegendo Bolsonaro de eventual cumprimento de um mandado de prisão. No entanto, sua presença levantou questionamentos, especialmente após a apreensão de seu passaporte por ordem de Moraes, em decorrência de uma busca e apreensão realizada durante a Operação Tempus Veritatisque investiga possíveis tentativas de golpe após as eleições de 2022.

Argumentos da defesa: A defesa de Bolsonaro negou qualquer intenção de buscar asilo político na embaixada, classificando essa ideia como "ilógica". Segundo seus advogados, o ex-presidente não estava preocupado com uma eventual prisão. Bolsonaro mantém uma relação próxima com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, o que pode ter influenciado sua escolha de hospedagem na embaixada. As constantes trocas de elogios públicos entre os dois políticos também são destacadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES