PI:Deputado faz duras críticas à falta de investimento em segurança

O índice é duas vezes maior que a média nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Silas Freire (PR-PI) fez duras críticas a Segurança Pública do Piauí durante a manhã desta quarta-feira (30), em pronunciamento feito no Plenário Principal da Camara dos Deputados. "Nossa capital aparece no ranking das cidades mais violentas do Brasil. O Piauí também aparecemos no ranking que menos investe em segurança. Precisamos rediscutir a política de segurança pública deste país.  A segurança é uma necessidade, estão aí as nossas cidades esbanjando violência. Um estado como o meu não como manter uma segurança pública de qualidade. Sem recursos não existe condição", declarou Silas Freire.

O ranking a que o parlamentar se refere é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública que foi publicado hoje no jornal Folha de São Paulo com dados alarmantes. Segundo o levantamento, Teresina é a 6ª capital mais violenta do Brasil e o Piauí teve queda nos investimentos em segurança. A capital teve média de 1,2 mortes por dia, no total foram 450 mortes em um ano, uma taxa de 53,06 a cada 100 mil habitantes. O índice é duas vezes maior que a média nacional.

Silas Freire destacou ainda que devido à falta de recursos, o Piauí deve nomear coordenadores de segurança pública que vão responder por delegados nas cidades piauienses. "Isso é insconstitucional, embora eu seja aliado do Governo, discordo desta medida. Isso só acontece devido à  falta de recursos. Temos concursados da Polícia Militar e Polícia Civil, mas o Estado não tem condições  de convocá-los.” completou ele.

O deputado relembrou que apresentou um projeto de lei que prevê a destinação de 20% dos royalties do petróleo para a Segurança Pública. O parlamentar piauiense afirma que essa seria uma isso uma solução viável para a escassez de recursos para esta área tão importante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES