Deputados irão discutir o uso abusivo de agrotóxico no Piauí

A audiência foi solicitada pela deputada Rejane Dias (PT), no último dia 28 de junho e aprovada em requerimento, no plenário do Legislativo

Rejane dias quer discutir consequências no meio ambiente | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados estaduais piauienses irão discutir o uso abusivo de agrotóxico na agricultura piauiense durante audiência pública na próxima quarta-feira (24), às 8 horas, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. A audiência foi solicitada pela deputada Rejane Dias (PT), no último dia 28 de junho e aprovada em requerimento, no plenário do Legislativo. O objetivo é discutir as consequências para o meio ambiente e a saúde do consumidor.

De acordo com as pesquisas, o uso do agrotóxico no Piauí cresceu 236% de 2001 a 2005, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2001, foram utilizadas 190 toneladas desse produto em todo o Estado. Houve crescimento de 641 toneladas no ano de 2005. O Amazonas é o que menos utiliza agrotóxico conforme as pesquisas.

O consumo está relacionado a utilização no controle de pragas, doenças no setor agrícola e ao crescimento da agroindústria nos municípios. Segundo a parlamentar, na região do cerrado, no Sul Piauí, os produtores aplicam muito agrotóxico sem necessidade, prejudicando o meio ambiente e os agricultores.

Participarão da audiência pública o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Rubens Martins, representantes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, representante da EMATER-PI, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da OAB Seccional Piauí, Comissão Pastoral da Terra, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES