PI é 1° Estado a lançar Plano 2030 alinhado ao desenvolvimento sustentável

Este plano visa mostrar os rumos que a gestão deve seguir para que até 2030 essas metas sejam atingidas

Regina Sousa | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano Piauí 2030 foi lançado nesta terça-feira, 13, no Palácio de Karnak. A governadora Regina Sousa disse que esse plano não é do Piauí e sim do mundo. "Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um traçado que a Assembleia Geral da ONU para diminuir a desigualdade em todos os setores" , diz, enfatizando que este plano visa mostrar os rumos que a gestão deve seguir para que até 2030 essas metas sejam atingidas.

Governador Regina Sousa destaca ações do Plano Piauí 2030 - Fotos: Divulgação/AscomPara a governadora, o plano fornece um elemento básico para elaboração do Plano Plurianual. "Esse plano tem, inclusive, os instrumentos de monitoramento ", diz. Ao expor o Plano, a secretária de Planejamento, Rejane Tavares disse que ele foi elaborado ao longo de 2 anos e meio e contém os objetivos e 169 metas a serem buscadas, observando os eixos de Meio Ambiente, do Trabalho, emprego e renda, de Infraestrutura e da Redução de Desigualdades.

O secretário indicado para o Planejamento a partir de 2023, Washington Bonfim, diz que esse plano alinha os interesses do Estado nas mais diferentes áreas a um acordo mais geral que são as ODS e isso se desdobra dentro da realidade local criando um Índice de Desenvolvimento Territorial.

 Piauí é o primeiro estado brasileiro a lançar Plano 2030 "Isso dá concretude ao esforço que o Estado tem que fazer para melhorar as condições de vida da população a partir dos parâmetros internacionais que o ODS oferece", explica.

O Plano apresentado, segundo Bonfim, contém alguns pontos inseridos no Plano de Governo de Rafael Fonteles. "Esse Plano estava em andamento quando foi discutido o plano de governo e nesse caso , ele é um instrumento muito poderoso para alinhar as metas e indicadores que precisamos para desenvolver o estado", disse, declarando que o Plano Piauí 2030 desdobra indicadores internacionais para realidade local. "Ele é um plano de estado que dá solidez do ponto de vista técnico daquilo que faremos nos próximos 4 anos apontando números claros para cada território e para cada objetivo do desenvolvimento sustentável ", diz.

Piauí é o primeiro estado brasileiro a lançar Plano 2030 Ele disse que a ideia do Planejamento nos próximos 4 anos é aproveitar todas as possibilidades do Estado. "Quando você tem um plano como este que está estruturado e que foi pensado com a participação importante, isso nos deixa muito à vontade, sendo uma herança benigna para o Planejamento nos próximos 4 anos", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES