PI tem 10 cidades com mais eleitores que habitantes

O município de Bocaina lidera as diferenças, com 121,1% a mais de eleitores do que a população.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A relação entre a quantidade de eleitores e de habitantes no Piauí ultrapassa os 100% em dez municípios. O cruzamento de dados entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A discrepância pode indicar fraude, com o uso de falsos títulos e resultar em um futuro recadastramento de eleitores, que só pode ser feito pela Justiça Eleitoral em anos onde não há nenhum pleito sendo realizado.

O município de Bocaina lidera as diferenças, com 121,1% a mais de eleitores do que a população. Em seguida vem Aroeiras do Itaim, com 106,2%, Coivaras, 100,6%, Jatobá, 108,3%, Juazeiro, 109,8%, Nazária, 111,6%, Nossa Senhora de Nazaré, 108,7%, Pedro Laurentino, 103,3%, São Félix, 101,6%, e São Miguel da Baixa Grande, 100,2%.

Como transferência do título para a cidade onde mora é opcional para o eleitor, muitos mudam de município sem alterar o título. A média ideal entre eleitores e habitantes é de 65%, mas no Estado essa porcentagem chega a 72%. No início do ano o TRE cancelou 2,7 mil títulos de eleitores dos municípios de Demerval Lobão e Lagoa do Piauí por terem ultrapassado a proporção entre eleitores e habitantes indicadas pela Justiça Eleitoral.

As revisões nos municípios foram solicitadas pelos juízes eleitorais das comarcas. Como 2.064 eleitores não compareceram ao recadastramento em Demerval e 594 não foram para a revisão em Lagoa do Piauí, 21% e 18%, respectivamente, dos eleitores de cada localidade tiveram seus títulos cancelados. Jardim do Mulato, Piracuruca e Piripiri também solicitaram a revisão em 2009. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES