PI tem 25 candidatos com 81 mil votos sub judice

O balanço foi divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 25 candidatos que estão sub judice no Piauí somaram 81 mil votos. O balanço foi divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos dos candidatos enquadrados pela Lei da Ficha Limpa não foram computados na relação geral de eleitos. A decisão foi tomada pelo TSE na última sexta-feira, após o Supremo Tribunal Federal (STF) não definir a validade da lei para eleições deste ano.

Mesmo que tivessem os votos computados, os candidatos ao Senado, Governo estadual, Assembléia Legislativa e Câmara Federal, não mudariam o resultado do pleito divulgado no último domingo, 03. O TSE contabiliza que 3.162 políticos em todo o país, ou seja, 14% dos candidatos, tiveram os registros de candidatura negados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Ainda restam 1.248 com recurso pendentes na instância superior da Justiça Eleitoral.

O candidato sub-júdice com maior votação no Estado foi o deputado estadual Roncalli Paulo (PSDB), que obteve 16.847 votos. Ele foi seguido do ex-prefeito José Maria Monção (PTB), que registrou 111 mil votos, e do deputado estadual Paulo César Vilarinho (PTB), que somou 9.575 votos. O candidato a governador pelo PMN, Francisco Macêdo, teve 1.376 votos.

Em todo o país, porém, cinco candidatos que tiveram os registros de candidaturas suspensos pela Lei Ficha Limpa, deveriam ter sido eleitos no último domingo. Segundo a Ficha Limpa, aprovada em junho no Congresso, são proibidas as candidaturas de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada.(S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES