PI tem maior número de eleitores analfabetos, diz pesquisa do TSE

Os dados são referentes ao perfil do eleitorado brasileiros para as eleições de 2012.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou pesquisa que coloca o Piauí com o primeiro lugar no ranking nacional de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever, os chamados analfabetos funcionais. Quase 39% de um total de 2.299.633 de eleitores piauienses aptos a votar em outubro próximo estão nesta condição.

Os dados são referentes ao perfil do eleitorado brasileiros para as eleições de 2012, tendo como base o mês de março.

Segundo o levantamento, só de analfabetos são pouco mais de 285 mil eleitores no Piauí. Já os piauienses que sabem apenas ler e escrever e que estão aptos a votar são quase 600 mil. O Estado mais próximo do Piauí é o vizinho Maranhão, onde 37,3% de seus eleitores são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever.

O índice é preocupante, tendo em vista que esses eleitores, mesmo sendo analfabetos, são obrigados a votar, conforme a legislação eleitoral.

Para mostrar como o dado é alarmante, a pesquisa revela que somente 43.942 eleitores no Piauí têm ensino superior completo, ou seja, menos de 2% do eleitorado apto a votar. Esse índice é quase três vezes menor que o registrado no Rio Grande do Sul, por exemplo, que é o Estado brasileiro com o menor percentual de eleitores analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever: 9,6% de um total de 8,1 milhões de eleitores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES