PI terá obras de R$ 85 mi de esgotamento sanitário

. A empresa que venceu a licitação irá realizar uma operação inédita no Nordeste de contratação entre o Governo e a iniciativa privada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras de esgotamento sanitário do bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, orçadas em R$ 85 milhões, começarão a ser executadas até junho. A empresa que venceu a licitação irá realizar uma operação inédita no Nordeste de contratação entre o Governo e a iniciativa privada, a locação de ativos. Um fundo inglês será o responsável pelo empréstimo à empresa, que alugará os serviços ao Estado pelo prazo de 30 anos através da Secretaria de Cidades. Depois disso, a estrutura construída será de propriedade do Governo local.

De acordo com o secretário de relações internacionais do Estado, Sérgio Vilela, o acordo não irá comprometer a capacidade de endividamento piauiense. ?Esse valor não precisa de autorização da Assembléia Legislativa e o aluguel será pago com o acréscimo no valor da conta de água das residências que terão a ligação de esgoto?, explicou Sérgio. Até o fim deste mês as ordem de serviço da obra deverá ser assinada.

Com a previsão de dois anos para a conclusão do esgotamento, serão atendidos 40 mil domicílios e mais de 150 mil teresinenses. Ao invés da tradicional lagoa de estabilização, será instalado no Dirceu um novo sistema com a perfuração de poços de 80 metros. Empresas de Portugal e da Inglaterra também planejam investir no Estado, adianta Vilela. As áreas mais visadas são a de esgoto, abastecimento de água e centros de convenção.

?Outras obras dentro dessa modalidade de lesing estão sendo analisadas no Piauí?, pontuou o secretário, que deve viajar na próxima semana para a Inglaterra, onde buscará consolidar acordos. A locação de ativos, segundo o secretário, ainda é uma novidade quando se trata de contratação de obras. ?Apenas em São Paulo o Governo já executa essa modalidade?, diz. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES