Piauí criará Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza

O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Numa iniciativa pioneira o Governo do Piauí deverá apresentar, ainda neste primeiro semestre, projeto de lei criando a Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, que associa as práticas de preservação ambiental às políticas de proteção social. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, que acompanhou o governador Wellington Dias, em audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, o projeto prevê a criação da Bolsa Verde, uma remuneração no valor de R$ 120,00, em sistemática semelhante ao programa federal Bolsa Família, para pequenos agricultores familiares por desmatamentos evitados. O projeto também prevê treinamento e capacitação dos agricultores visando alternativas nos modos de produção.

O programa será totalmente monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente. O projeto piloto será na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rangel, no município de Curimatá, região Sul do Estado, contemplando inicialmente cerca de 200 famílias. ?A ideia é dar alternativas de sobrevivência sem precisar degradar o meio ambiente?, observa o secretário.

A APA do Rangel foi escolhida pelo alto índice de degradação ambiental em decorrência de queimadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES