Mais de 98%: Piauí deve se tornar área livre da febre aftosa; saiba

O criador de gado bovino e bubalino tem até o dia 31 de junho para vacinar o rebanho

Wilson lançou a nova campanha em Teresina | Arquivo Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tentativa de fazer com que o Piauí conquiste o status de Área Livre com Vacinação, a campanha contra a Febre Aftosa no Piauí foi lançada oficialmente quarta-feira (06) e reuniu criadores, produtores, empresários e autoridades. A meta deste ano para o Estado é ultrapassar os 98% da campanha anterior através da realização do inquérito soroepidemiológico e da campanha de vacinação e com isso, após o término dessas ações em outubro, o Piauí consiga adentrar na zona livre da aftosa.

No lançamento, realizado na zona rural de Teresina, no Povoado Santa Teresa, na Fazenda JM, o governador Wilson Martins ressaltou que esse dia representa o símbolo da garantia da pecuária do Estado. ?Hoje o Piauí tem a satisfação de alcançar índices desejáveis nas campanhas e caminha junto com outros estados que permeiam a zona livre da aftosa. Todos os investimentos feitos na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), juntamente com todos os produtores do Piauí é o que faz com que o Piauí tenham esses índices?, colocou o governador, destacando que com essas ações a pecuária se torna bem mais valorizada e ganha o produtor, a sociedade e o setor produtivo.

Para o diretor geral da Adapi, José Antônio Filho, todas as atividades de defesa agropecuária realizadas mo Piauí devem contribuir para que se consiga tornar o estado em Área Livre com Vacinação. ?Acredito que a partir dessas ações seja possível se chegar ao resultado desejável. Tenho certeza de que o Piauí consiga superar o índice de 98% e se torne apto a sair da zona de médio risco?, coloca.

O criador de gado bovino e bubalino tem até o dia 31 de junho para vacinar o rebanho. A certificação vai até o dia 15 de julho. O diretor técnico Operacional da Adapi, Raimundo José Mendes, ex-plica que o trabalho de investigação soroepidemiológica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) consiste em uma atividade imposta pela agência fiscalizadora em avaliar se existe ou não a circulação viral sinalizando a mudança de status sanitário.

?Desde início de maio, técnicos do Mapa e da Adapi estão percorrendo cerca de 167 propriedades selecionadas através de sorteio realizado pelo próprio Ministério da Agricultura e verificando a circulação ou não do vírus da aftosa no Estado, por meio da coleta de sangue nos animais. Segundo o Mapa a meta de amostragem por exame estipulada para o Piauí é de aproximadamente 7.000 animais com idade que varia de 06 a 24 meses?, comenta o técnico.

Presente na solenidade de lançamento, o criador, Osvaldo Mendes de Oliveira, declara que vai iniciar agora a vacinação de seus animais. ?Já comprei a vacina e vou começar a aplicação. Todo ano faço a minha parte e contribuo na luta pela qualidade do rebanho?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES