Piauí Digital custa 40 milhões de reais

Os 224 municípios do Piauí terão cobertura de internet banda larga até o final deste ano. O governador Wilson Martins destacou durante lançamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 224 municípios do Piauí terão cobertura de internet banda larga até o final deste ano. O governador Wilson Martins destacou durante o lançamento do programa Piauí Digital, na manhã de ontem, que o volume de investimentos deve ultrapassar os R$ 40 milhões. A universalização do acesso à internet nos municípios piauienses irá alcançar inicialmente as 13 cidades que compõe a grande Teresina, além de Campo Maior, Cocal e Elesbão Veloso e Timon, no estado do Maranhão. Essa primeira etapa ficará pronta em, no máximo, 90 dias.

A apresentação do projeto ao público foi realizada na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a solenidade contou com a participação do governador do estado Wilson Martins, e o Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciências e Tecnologia, Roosevelt Tomé além de municipalistas, como o presidente da APPM, Francisco Macedo. Escolas, bibliotecas, clubes, telecentros e pontos de cultura serão os espaços contemplados com esse benefício do digital.?Vamos levar banda larga para todos os municípios do Estado. Vamos fazer uma revolução na informação?, enfatiza o governador.

Responsável pela explicação do projeto aos prefeitos , o representante do Ministério Roosevelt Tomé, fala de como é importante socialmente este projeto do governo do Estado. ?É um fator indispensável a melhoria da qualidade de vida e modernização da gestão. É fundamental que sejam vislumbradas todas as possibilidades do programa e que internet passe a ser agraciada como um serviço público de igual importância a qualquer outro?, relato Tomé. Ele lembra ainda que para isso é preciso pleno conhecimento do projeto por parte dos prefeitos municipais.

Francisco Macedo alerta para o fato de que essa interiorização facilitará a comunicação da população nas pequenas cidades. ?Não vi nenhum problema na adesão dos municípios, todos os gestores mostraram boa vontade. A contrapartida dos prefeitos será apenas na doação do terreno para a instalação da torre de transmissão?, pontua o prefeito. Ele destaca ainda que as cidades ficarão mais próximas e isso facilitará a articulação entre gestores.

O prefeito do município de União, ao norte do Piauí, José Barros adianta que sua gestão já aderia ao programa e que as providencias por parte da prefeitura já estão sendo tomadas. ? Em nossa cidade já foi liberado o ponto de cultura que será utilizado pelo projeto, ele será um telecentro e toda a comunidade de União poderá utilizá-lo?, relata o prefeito. Para Barros esses espaços funcionam como bibliotecas digitais, e na cidade os órgãos públicos já disponibilizam esse serviços aos funcionários.

Esse é um processo importante para inclusão digital, atualmente o estado do Piauí já conta com internet banda larga em mais de 60% do municípios, no entanto esse serviço só é disponibilizado para as escolas da rede estadual, com o projeto o serviço vai garantir inclusão a toda população dos municípios. (T.T.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES