Piauí escolhe novos prefeitos em 3 municípios

Os municípios de Francinópolis, Baixa Grande do Ribeiro, Pimenteiras e São Pedro do Piauí já escolheram os novos prefeitos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As eleições oficiais desse ano só acontecem em outubro, mas para três municípios piauienses essa data poderá ser adiantada. É o caso de Barras, onde o prefeito Manin Rêgo (PMDB) foi cassado em dezembro do ano passado por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico, mas só teve a decisão publicada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Manin garantiu que irá recorrer da decisão e acredita que aguardará o julgamento do mérito da ação na cadeira de prefeito. Após a publicação do Acórdão, o gestor municipal ainda tem três dias para tentar embargar a sentença. O presidente da Câmara Municipal deverá assumir a cadeira imediatamente.

O Tribunal cassou 25 prefeitos piauienses em 2009. Nos processos em que o vice também foi cassado e o gestor eleito conseguiu mais de 50% dos votos, foram determinadas novas eleições. Até o momento, os municípios de Francinópolis, Baixa Grande do Ribeiro, Pimenteiras e São Pedro do Piauí já escolheram os novos prefeitos. As cidades de Nossa Senhora dos Remédios e Isaias Coelho aguardam novas eleições.

JULGAMENTOS- O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira de Andrade (PDT), teve a condenação anulada ontem pelo TRE-PI. Alvimar e o vice, Francisco Ewerton Brandão, respondiam à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2008. A Corte decidiu, por quatro votos a três, que o processo deverá voltar para a primeira instância.

O gestor municipal já havia sido cassado uma vez pelo TRE e duas vezes pela Comarca. O relator do caso foi o juiz Walter Alencar Rebelo. Já o prefeito de Arraial, Numas Pereira (PDT) foi mantido no cargo por unanimidade. Numas era acusado de ter praticado captação ilícita do sufrágio e abuso de poder econômico no último pleito. O relator do processo foi o juiz Kássio Nunes Marques.

O deputado federal Ciro Nogueira (PP) responderá hoje ao processo sobre propaganda extemporânea em outdoors na capital. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, através do procurador Marco Túlio Caminha Lustosa. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES