Recursos: Piauí Fomento receberá emenda de R$ 2 mi

O fundo vai trabalhar com projetos estruturantes.

ANTÔNIO NETO | “Recursos serão utilizados de projetos “ | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ações da Piauí Fomento serão ampliadas por meio da criação do Fundo de Investimento do Nordeste. O assunto foi discutido em uma reunião onde participaram o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ? BNDES, Luciano Coutinho, o senador Wellington Dias (PT-PI), com presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Guilheme Almeida e o presidente da Piauí Fomento Antonio Neto.

Na reunião foi tratada a criação do Fundo de Investimento do Nordeste, uma iniciativa inédita que já conta com o apoio de quatro fundos previdenciários do Branco do Brasil - Previ, Caixa Econômica Federal - Funcef, Petrobras ? Petros e da Vale - Valia e deve priorizar seis estados com menor desempenho econômico da região, dentre eles o Piauí. O fundo vai trabalhar com projetos estruturantes.

Durante o encontro foi anunciado, que a Piauí Fomento foi contemplada com uma emenda do senador Wellington Dias, no valor de R$ 2 milhões. Segundo Antônio Neto, os recursos serão repassados a Codevasf que fará a transferência para a Agência de Fomento via convênio. Os recursos serão utilizados para a elaboração de projetos de arranjos produtivos locais. ?A Piauí Fomento por ser uma agência de desenvolvimento, tem como uma de suas finalidades a elaboração de projetos para a geração de emprego e renda.?.

?Estivemos como presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e a grande queixa é a dificuldade de bons projetos. Ele inclusive propôs a criação de uma Empresa Nordeste de Projeto, mas a Agência de Fomento pode cumprir esse papel?, observa o senador Wellington Dias.

Wellington Dias também defendeu o modelo de cooperativas implantado no Piauí, com experiências na produção de mel e caju (Casa Apis e Cocajupi), destacando a necessidade de investimento em pesquisa, assistência técnica e formação. ?O grande segredo dos investimentos que dão certo é a qualificação. Precisamos investir nisso nas mais diversas áreas, agricultura, gado leiteiro, avicultura, fruticultura, produção de soja, algodão, para citar alguns exemplos?, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES