Piauí inova com decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável

Regina Sousa disse em Seminário da Seplan que o planejamento no Piauí é por territórios, um pioneirismo em âmbito nacional

Seminário resultou em carta propositiva para o Piauí | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governadora Regina Sousa recebeu nesta quinta-feira, 25, a Carta do Piauí, elaborada durante o Seminário "Piauí Planejamento e Desenvolvimento Territorial", coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com técnicos do IPEA, professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Para a governadora, a carta serve de plataforma e instrumento de preparação para o orçamento do ano que vem e para elaboração do Plano Plurianual (PPA), que será elaborado no ano que vem. "As pautas discutidas têm que ser levadas em conta na hora de formatar o orçamento, sobretudo, questões muitos caras como a segurança alimentar e saneamento básico", disse.

A governadora disse que o documento é complexo e a decisão do Piauí em trabalhar com os territórios é inovador, pois contempla todo o estado, levando em conta as necessidades e demandas específicas de cada região.

Seminário discutiu planejamento e desenvolvimento territorial (Gabriel Paulino)

Diretrizes para o desenvolvimento

A secretária de Planejamento, Rejane Tavaresdisse que o seminário apontou as diretrizes para o processo de desenvolvimento sustentável do Piauí. "A Seplan em parceria com programa das Nações Unidas está elaborando o Plano de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que consiste num projeto de desenvolvimento até 2030, em que o estado se compromete com as diretrizes de melhoria da gestão ambiental, da inclusão de mulheres no processo de desenvolvimento, da inclusão produtiva e também se compromete em reduzir o índice de pobreza", disse, declarando que para isso foi construído todo um processo de construção de ações e propostas com participação da sociedade civil, dos setores privados e setores de Governo.

Governadora recebe carta elaborada durante seminário (Gabriel Paulino)

O seminário resultou na Carta do Piauí em que apresenta à população e aos gestores os principais pontos para o desenvolvimento sustentável. 

"Aqui estão de articulação de políticas sociais e econômicas, articulação de grandes e pequenos negócios, com a inclusão da agricultura familiar e com o dinamismo das principais cadeias produtivas que abrangem pequenos e médios produtores, como por exemplos, das cadeias da cajucultura, piscicultura, apicultura, dentre outras", disse a secretária, declarando que a Carta Piauí elaborada no seminário traz diretrizes e recomendações para nortear a ação dos próximos governos nos próximos 10 anos e tem propostas que irão nortear o PPA 2024-2027.

"O seminário foi satisfatório. Tivemos propostas de finanças solidárias, de inclusão de mulheres no sistema produtivo, de relacionamentos entre movimentos sociais e empresas privadas, proposta de ajuste e refinamento do processo de planejamento do Estado a partir da metodologia de gestão por resultado. Foi um grande debate com várias temáticas abordadas", declarou Rejane Tavares. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES