Piauí lança plano de desenvolvimento turístico do Meio-Norte

O objetivo do plano é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio-Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte (PDSRT) será lançado nesta terça-feira (23), em Parnaíba, durante a solenidade de inauguração da ampliação da pista de pouso do aeroporto da cidade e do Seminário Potencial e Perspectivas de Investimentos em Aquicultura do Piauí, com a presença do ministro Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin.

A apresentação da versão final do Plano será feita pelo superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, que, juntamente com os representantes de ministérios e dos governos do Maranhão e Ceará, participou de todo o processo de elaboração do Plano. "Acompanhamos todo o processo de formatação do Plano, realizando as audiências públicas e, agora, apresentaremos a versão final que norteará o turismo na região", afirma.

O objetivo do plano é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio-Norte, valorizando o patrimônio natural e sociocultural e viabilizando atividades econômicas inclusivas, dinâmicas e inovadoras para a elevação da qualidade de vida da população.

O PDSRT foi elaborado por um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), composto por 26 Ministérios e órgãos federais; secretarias de estado do Ceará, Maranhão e Piauí; e pela Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), sob a coordenação dos Ministérios da Integração Nacional e do Turismo. É o resultado de inúmeros debates e consultas públicas realizadas nas sete regiões estaduais de planejamento: três no Nordeste do Maranhão, duas no Norte do Piauí e duas no Noroeste do Ceará. As regiões abrangem 77 municípios, sendo 22 do Ceará, 22 do Maranhão (com inserção de mais 13 cidades) e 33 do Piauí.

O Plano abrange três importantes atrações turísticas de nosso país: os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e parte da Costa do Sol Poente (CE) reconhecidas por suas belezas naturais e que constituem a Rota das Emoções, um roteiro que integra os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Ao todo, são 1,8 milhões de habitantes contemplados, dos quais 506 mil são maranhenses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES