Piauí muda perfil e reduz nível de pobreza

O trabalho do Ipea confirma ainda que o Piauí deixou de ser o Estado mais pobre do Brasil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de pessoas em situação de extrema pobreza no Piauí caiu quase que pela metade nos últimos anos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no período de 1995 a 2008, a taxa de extrema pobreza no Estado sofreu uma redução de cerca de 20 pontos percentuais, passando de 46,8 para 26,1%.

Também diminuiu o número de pessoas em situação de pobreza absoluta, passando de 75,7%, em 1995, para 52,9% em 2008. O trabalho do Ipea confirma ainda que o Piauí deixou de ser o Estado mais pobre do Brasil, ocupando hoje a terceira posição no ranking, deixando para trás os estados de Alagoas e Maranhão. ?O Piauí não aparece mais na ponteira final em nenhum dos indicadores?, comemora o economista e secretário estadual do Planejamento, Sérgio Gonçalves Miranda.

O secretário Sérgio Miranda explica que são consideradas pobres todas as pessoas que têm dificuldade de adquirir os bens necessários para sua sobrevivência e que apresentam uma renda per capita de até meio salário mínimo por mês. Já os extremamente pobres, ou miseráveis, são aqueles que têm dificuldade para adquirir os alimentos necessários à sua sobrevivência e ganham até ¼ do salário mínimo.

Para Miranda, a diminuição no número de pobres se deve as políticas sociais de inclusão do Governo Federal, como o programa Bolsa Família e as transferências de renda. Ele destaca, no entanto, que nos últimos sete anos a dinâmica da economia tem se apresentado como um importante fator para redução da pobreza. ?Hoje, podemos considerar a geração de emprego como o grande motor da transformação, mais importante do que até mesmo os programas sociais?, adianta.

Acrescenta que a erradicação da pobreza no Piauí está mais acelerada do que em outros estados, como o Maranhão, por exemplo. ?Mantendo este ritmo, é possível erradicar a pobreza no Estado até 2016?, garante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES