Piauí tem a melhor gestão do Bolsa Família de todo Brasil

O destaque mostra que a assistência social do Estado vem executadno com êxito todas as ações para a superação da po- breza extrema

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra de Desenvolvimento Social (MDS), Teresa Campelo, parabenizou o Piauí por ter conseguido alcançar a melhor gestão do programa de assistência social Bolsa Família no Brasil.

Segundo Teresa Campelo, o destaque mostra que a assistência social do Estado vem executadno com êxito todas as ações para a superação da po- breza extrema.

Três representantes do Governo Federal, dois do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e um do Ministério da Educação (MEC), estão em Teresina para participarem de reunião da Comissão de Intersetorialidade do Piauí que faz a gestão compartilhada do programa Bolsa Família no Estado.

A gestão do programa social no Piauí é de responsabilidade da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e é mensurada a partir de condicionalidades, como por exemplo, a freqüência escolar dos filhos das famílias beneficiadas, a atualização do cartão de vacinas das crianças que também são beneficiadas, assim como o poder de articulação com os municípios.

Todos estes pontos colocados pelo MDS estão sendo discutidos durante a reunião, que iniciou ontem na Casa do Conselho e vai até esta terça-feira (14) no auditório da Sasc em Teresina.

No Piauí, pesquisas mostram que a evasão escolar de crianças cuja a família é beneficiária do Bolsa Família é significativamente menor em relação as que não fazem parte do programa social no Estado.

Para melhorar ainda mais este índices os técnicos do MDS e do Ministério da Educação (MEC) estão apresentando novos instrumentos e mecanismos de garantia de acesso aos serviços públicos por quem realmente precisa do benefício na capital e no interior do Estado.

Outra condicionalidade observada para avaliação da gestão do Bolsa Família é a articulação e envolvimento dos municípios com o compromisso de ampliar o acesso das famílias de baixa renda a seus direitos básicos, uma das prerogativas do programa Bolsa Família.

?Capacitamos técnicos de todos os municípios e isso é um dos fatores primordiais para o bom andamento do programa?, descreve o secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES