Piauí terá 108 projetos em novo leilão de energia da Aneel

A data do novo leilão de reserva está prevista para 28 de outubro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinculada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aprovou na terça-feira, 05 de julho, 108 projetos do Piauí para o segundo leilão de reserva, previsto para ocorrer em 28 de outubro deste ano. A divulgação das habilitações pela instituição seguem uma tendência que vem se fortalecendo nos últimos meses, em que o Estado aparece como protagonista do setor no país, assumindo a quinta colocação em número de ações selecionadas no Brasil.

Dos empreendimentos piauienses selecionados, 53 referem-se a eólicas e 55 são direcionados a energia solar fotovoltaica. A oferta demandada pelos projetos é de 3.756 MW. Na liderança do certame, como historicamente é registrado, se mantém a Bahia, totalizando 339 ações, com potência de 9.071 MW. Logo em seguida, aparecem o Rio Grande do Norte, com 206 empreendimentos eólicos e 56 fotovoltaico (6.728 MW); Rio Grande do Sul, onde só se habilitaram empreendimentos eólicos: 127 e capacidade instalada de 3.087 MW; além do Ceará, com 71 empreendimentos eólicos e 26 fotovoltaicos, respectivamente 1.955 e 746 MWs de capacidade instalada.

Considerando todas os Estados do Brasil são 799 projetos de energia eólica e 393 de energia solar fotovoltaica, somando 33.225 Megawatts em capacidade instalada. Mediante esse cenário, o secretário de Mineração, Luís Coelho (PHS), já havia sinalizado para o bom momento do Piauí no setor energético, emergindo como um dos maiores produtores nacionais. “Eu Sinto que hoje o Piauí caminha para ser um grande produtor de energia limpa na eólica e também na solar, a energia solar tem um atrativo muito grande que é atrair o micro e pequeno empresário, que a gente chama de micro e mini produção distribuída, já imaginou você produzindo sua própria energia e o Governo Federal lhe comprando o excesso que você produziu? É isso que vai acontecer no nosso Estado”, finalizou.

Repórter: Francy Teixeira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES