Piauí vai eleger este ano 62 vereadores a mais que em 2008

A previsão é de um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Câmara Municipal de Teresina. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas eleições de outubro próximo, os municípios piauienses devem eleger, no mínimo, 62 vereadores a mais em relação ao pleito de 2008. A previsão é de um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

No Piauí foram analisados 36 municípios, sendo que 20 afirmaram terem alterado a quantidade de vereadores, e 16 mantiveram o mesmo número de 2008. Nas últimas eleições, essas cidades elegeram 332 vereadores, e em 2012 devem eleger 394.

Mais 12 Câmaras que não realizaram mudanças pretendem aumentar a quantidade de vereadores.

Em 2008 o Piauí elegeu 2.015 vereadores. Desde 2011, a maioria das cidades piauienses mudou a Lei Orgânica e passou a permitir a eleição do mínimo de nove para 11 ou 13 parlamentares no Legislativo municipal, sendo o máximo de 29 vereadores em Teresina, que elegerá oito vereadores a mais este ano.

Entre os municípios que ainda pretendem fazer mudanças estão Água Branca, Altos, Canto do Buriti e Piripiri. A pesquisa apurou o número máximo de vereadores que cada município pode ter, de acordo com a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2011.

Em todo o país, a quantidade de vereadores a mais é 3.672. O estudo da CNM perguntou para os 2.153 municípios se pretendiam ou não alterar a Lei Orgânica.

Com a aprovação da Emenda Constitucional 58, promulgada em setembro de 2008, foram estabelecidos limites máximos para que os legislativos municipais fixem o número de vereadores de acordo com a sua população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES