Mensalão: Henrique Pizzolato usou nome do irmão para sacar dinheiro

É o que mostram extratos bancários e comprovantes de saques encontrados pelos Carabinieri (polícia italiana)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Condenado no julgamento do mensalão, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato movimentou "milhares de euros" e sacou dinheiro vivo na Europa usando o nome de Celso Pizzolato, seu irmão morto em 1978.

É o que mostram extratos bancários e comprovantes de saques encontrados pelos Carabinieri (polícia italiana) em uma casa de praia em Porto Venere, no litoral da Ligúria, na Itália, um dos esconderijos usados por Pizzolato durante a fuga na Europa. Pizzolato foi preso no dia 5 na casa de um sobrinho, em Maranello (norte da Itália).

Conforme indicam os documentos encontrados pela polícia em Porto Venere, o dinheiro era transferido de contas da Espanha e foi sacado por "Celso" na Itália.

O valor exato da movimentação ?entre 20 e 30 mil euros?, os nomes dos bancos utilizados e o período das transações são mantidos em sigilo. A polícia não detalhou se havia uma conta aberta em nome de Celso ou se o dinheiro era transferido através de ordens de pagamento.

ESPANHA

Munidos de um mandado de busca e apreensão, os carabinieri vasculharam a casa usada pelo petista em Porto Venere na última quarta.

"Encontramos extratos bancários e comprovantes de saque em papel em nome de Celso Pizzolato. Houve movimentação de alguns milhares de euros", disse à Folha o capitão Armando Ago, chefe do setor de investigações dos Carabinieri na cidade italiana de La Spezia.

O responsável pela apreensão disse que nenhum dos papéis bancários indica transações com paraísos fiscais.

A Folha tentou contato com Lorenzo Bergami, advogado de Pizzolato, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Na quinta-feira, a Folha revelou que as autoridades espanholas identificaram três contas conjuntas bancárias no país em nome de Henrique Pizzolato e de sua mulher, Andrea Eunice Haas. Quando foi preso, ele tinha 14 mil euros em espécie.S*

Além dos extratos e comprovantes de transferências, os policiais encontraram em Porto Venere dois cartões de crédito do Banco do Brasil em nome de Henrique Pizzolato, um pendrive, dois HDs externos de computador e dois CDs de dados. Não havia dinheiro vivo na casa.

O conteúdo dos arquivos digitais ainda é ignorado. Os equipamentos foram lacrados e só serão analisados após autorização da Justiça, de acordo com o capitão Ago.

INDICIAMENTO

Em Maranello, quando seu paradeiro foi descoberto, a polícia já havia apreendido dois notebooks e um tablet do petista.

A Interpol italiana já sinalizou que concorda em mandar os equipamentos encontrados em Maranello para o Brasil. Mas isso só pode ser feito se a Corte de Apelação de Bolonha, instância do Judiciário italiano em que correrá ação para extraditar o ex-diretor do BB para o Brasil, avalizar o envio.

Pizzolato foi indiciado em La Spezia por uso de documento falso, substituição de pessoa e falso testemunho a agente público.

Isso complica ainda mais sua situação legal na Itália. Ele já vai responder a uso de documento falso na Justiça de Modena _ ele estava com o passaporte do irmão morto no momento da prisão. A pena prevista por uso de documento falso chega a três anos de prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES