Exclusivo PL regulamenta a profissão de digital influencer com direitos e deveres

O projeto também prevê a remuneração pelos provedores de aplicação de Internet que oferecem a monetização do conteúdo, com critérios justos e transparentes estabelecidos pelas plataformas.

Projeto foi proposto por Fábio Teruel | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Fábio Teruel, do MDB/SP, apresentou nesta sexta-feira, 16 de junho, um projeto de lei no Congresso Nacional com o objetivo de estabelecer diretrizes para a atividade profissional de criadores de conteúdo para a Internet e influenciadores digitais. O projeto reconhece a importância desses profissionais na disseminação de informações e busca garantir seus direitos e deveres. 

De acordo com a proposição, são considerados criadores de conteúdo ou influenciadores digitais as pessoas físicas que produzem, divulgam e monetizam conteúdo por meio de plataformas digitais, como redes sociais e outras plataformas tecnológicas, com o intuito de influenciar e engajar seu público-alvo. 

Leia Mais

O projeto estabelece os direitos dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais, que incluem a liberdade de expressão e criação dentro dos limites legais e das políticas das plataformas, a proteção de sua intimidade, vida privada, honra e imagem, assim como de seus direitos autorais sobre o conteúdo produzido. Além disso, garante a manutenção do conteúdo nas redes sociais, exceto em casos de ilegalidade, desde que seja assegurada a ampla defesa e o devido processo legal. O projeto também prevê a remuneração pelos provedores de aplicação de Internet que oferecem a monetização do conteúdo, com critérios justos e transparentes estabelecidos pelas plataformas. 

A matéria também estabelece deveres para os criadores de conteúdo e influenciadores digitais, como zelar pela veracidade e interesse público das informações divulgadas, respeitar os direitos autorais, a honra e a imagem de terceiros, e não divulgar conteúdos ofensivos, discriminatórios, violentos ou que incitem o ódio e a intolerância. Além disso, é exigido que o caráter publicitário de conteúdos divulgados em troca de pagamento seja informado de forma clara e visível. 

O projeto busca promover um ambiente mais seguro, ético e transparente nas plataformas digitais, garantindo os direitos dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais, ao mesmo tempo em que fortalece a profissionalização desses profissionais. 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES