Plano de Educação quer elevar matrículas no Ensino Médio para 85%

20 metas colocar 85% dos jovens entre 5 a 17 anos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Encaminhada pelo Executivo, a proposta condizente ao Plano Estadual de Educação (PEE) para os próximos dez anos avança na Assembleia aguardando a apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no intuito de seguir para a votação no Plenário, o projeto é composto por 20 metas.

O líder governista, João de Deus (PT), revelou as principais diretrizes norteadas, objetivando, inclusive, a elevação da taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85% entre os jovens de 15 a 17 anos, abarcando o atual índice constatado. “Atualmente gira em torno de 43,4%”, indicou.

Com tal diagnóstico, o fortalecimento da pauta discorre pela educação básica, visando a construção de uma base poderosa, de modo que haja uma proximidade no nível de ensino com as unidades particulares, permitindo condições parelhas. “São metas ousadas, que todos os Estados e Municípios também devem fazer. A primeira meta propõe universalizar até 2016 a educação infantil e ampliar a educação nas creches. Essa é uma das mais ousadas, pois sabemos que a população do mundo inteiro tem toda compreensão que precisa colocar cada vez mais cedo seus filhos na escola”, declarou.

O aporte de recursos para atingir as metas descritas passa pelas vertentes sugeridas pelo Plano Nacional, onde o objetivo se difunde para o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) no setor em uma década, imposição fortalecida pela disposição de parte do montante do Pré-Sal na educação (chegando até a 75%, percentual defendido pelo Governo Federal). Em nível de Piauí, o Governo do Estado quer tornar a ação bem-sucedida nos 224 municípios, desse modo, o papel converge para o apoio estrutural na confecção de projetos que buscam a captação de recursos.

“O Estado deve ser um articulador, um apoiador, porque muitas vezes os municípios não têm a in- fraestrutura necessária para elaborar os projetos”, detalhou o petista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES