Plano de Lula para indústria aposta em crédito, subsídio e incentivo à produção nacional

Essas estratégias, já empregadas em gestões anteriores do PT, têm sido alvo de críticas por parte de economistas

Plano de Lula para indústria aposta em crédito, subsídio e incentivo à produção nacional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para impulsionar a indústria brasileira nos próximos dez anos destaca a atuação do poder público como promotor do desenvolvimento, utilizando linhas de crédito, subsídios e requisitos de conteúdo local para incentivar empresas nacionais. Essas estratégias, já empregadas em gestões anteriores do PT, têm sido alvo de críticas por parte de economistas.

A íntegra do documento, denominado Nova Indústria Brasil e com 102 páginas, foi obtida pela Folha de São Paulo e detalha as metas e diretrizes até 2033, abrangendo seis áreas específicas: agroindústria, complexo industrial de saúde, infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade, transformação digital, bioeconomia e tecnologia de defesa.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também ocupa o cargo de ministro do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), apresentará a nova política industrial ao presidente Lula na próxima segunda-feira (22). A proposta foi elaborada ao longo do segundo semestre de 2023 pelo CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), composto por 20 ministérios, pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e por entidades representativas da sociedade civil, do setor produtivo e dos trabalhadores.

Autoridades envolvidas na formulação da política destacam a centralidade do poder público na chamada neoindustrialização. Argumentam que essa abordagem não é ultrapassada e tem sido adotada em processos semelhantes em potências europeias. Seguindo essa lógica, as empresas nacionais serão beneficiadas por duas iniciativas: linhas de crédito com condições favoráveis para assumirem serviços e obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contratos vinculados a compras governamentais.

A questão das compras governamentais, inclusive, foi um dos obstáculos para o avanço do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, após a tentativa do Brasil de reabrir esse ponto da negociação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES