Plano Estadual de Educação é aprovado em comissão da Alepi

Líder comemorou aprovação de matéria nas Comissões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diferente das divergências relatadas em âmbito municipal, o Plano Estadual de Educação foi aprovado com tranquilidade na manhã de ontem nas Comissões da Assembleia Legislativa. Contendo 20 diretrizes que nortearão as ações para a área na próxima década, a matéria segue para o Plenário da Casa, nutrindo alterações especificadas pelas entidades atingidas; fator que possibilitou a resolução de qualquer problema. Na tribuna, o líder governista João de Deus (PT) comemorou o resultado, conferindo o sucesso da votação a ampla construção do diálogo com os parlamentares e todas os órgãos, que direta ou indiretamente, são abarcados pelo PEE.

Quanto às emendas, duas foram contempladas, dentre as quais, a do deputado Francis Lopes (PRP) que se volta à difusão do ensino ético e religioso nas unidades de ensino. As demais intervenções no Plano foram ladeadas pelas entidades que participaram dos debates, ao todo foram mais de 200 proposições. “Tivemos a emenda do deputado Francis Lopes, focada no caráter social do ensino e mais de 200 propostas apresentadas pelas entidades, a maioria foi incorporada, não teve aquela confusão. As entidades vieram, de certa forma, preocupadas e sanamos os conflitos”, declarou.

No que se refere à questão de gênero, que provocou uma ampla divergência no Plano Municipal, em Teresina, o parlamentar indicou que o ponto não trouxe conflitos no Legislativo Estadual. “Todos tem que levar em conta a questão de gênero, apenas eliminamos qualquer dubiedade nesse e nos demais temas. A proposta que venho da Conferência já veio sanada, representando a vontade dos movimentos”, impôs.

DIRETRIZES – O líder governista, João de Deus (PT) voltou a defender a ampliação de 5,5% para 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em investimentos à educação, a proposta inserida no Plano necessitará do aporte financeiro do Pré-Sal, indicativo amplificado pelo parlamentar, ganhando nuances importantes ao cumprimento das metas estabelecidas. “É um plano ousado, que uma vez vigorando possa ser suplementado e tenhamos avanços. O próprio Plano Nacional prevê a ampliação para 10% do PIB para a educação, para alcançar, precisamos do financiamento feito pelo Governo Federal”, disse.

Por fim, o petista reafirmou os principais objetivos com o PEE, dentre os quais está o desenvolvimento do regime integral nas escolas da rede pública estadual. “São 20 metas e para cada uma delas, temos várias estratégias, destaco a que prevê a universalização de vagas para crianças entre 3 a 4 anos de idade, é uma demanda cada vez mais pedida pela sociedade, da mesma forma, o Plano estabelece a obrigação de transformar 50% das escolas do Estado em tempo integral, medida necessária para melhorar a educação, dando todo apoio para que se tenha além da alimentação, transporte, reforça escolar, afastando a possibilidade dos jovens entrarem no mundo das drogas”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES