Plano Estadual de Educação é aprovado nas Comissões da Alepi

As comissões se reuniram nesta terça-feira para discutir o programa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Comissões de Constituição e Justiça e Saúde, Educação e Cultura. Presididas pelos deputados Robert Rios (PDT) e Evaldo Gomes (PTC), respectivamente, se reuniram nesta terça-feira para discutir o Programa Estadual de Educação, com a relatoria da deputada Flora Izabel (PT).

O Programa Estadual de Educação é um instrumento de planejamento para os próximos dez anos que visa garantir a educação por meio de vinte metas estabelecidas, são elas: metas para educação fundamental, infantil, ensino médio, educação especial, de tempo integral, de avaliação do IDEB, de jovens e adultos, educação profissional, superior, de profissionais da educação, gestão e financiamento da educação.

Foram criadas equipes técnicas para a elaboração do documento com membros do Fórum Estadual de Educação, técnicos da SEDUC com a atribuição de atualizar o diagnóstico, metas e estratégias, tendo como referência o Plano Nacional de Educação.

“As modificações de redação ou de normas foram acatadas pela relatoria junto com os movimentos sociais e governo, tudo foi discutido. Incluímos no projeto o anexo I , que é um diagnóstico que foi feito com a colaboração dos movimentos. Considerando todo o estudo e avaliações relatamos favoravelmente”, disse Flora Izabel.

O deputado Antônio Félix (PSD) falou da sua preocupação em relação aos alunos dos municípios e como será a avaliação dos mesmos. “Acho que é de suma importância a criação de um sistema de avaliação nos municípios porque quem vai receber esses alunos é o Estado e seria interessante o mesmo colaborar com essas melhorias”, destaca.

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT), afirmou ter acompanhado toda a discussão do Programa e garantiu que há essa previsão. “O plano coloca claramente o regime de colaboração”, afirma. De acordo com a Superintendente de Ensino, professora Viviane Faria, está previsto na lei este monitoramento, “o Plano Estadual segue o Nacional e dentre as metas a alfabetização está prevista o regime de colaboração entre o estado e municípios. É importante, como projeto de lei, estar previsto também que o Fórum Estadual de Educação faça o monitoramento da execução do Plano a fim de acompanhar os municípios no cumprimento das metas”, afirma.

As duas comissões aprovaram a matéria. Participaram da reunião os deputados Antônio Félix (PSD), Evaldo Gomes (PTC), Robert Rios (PDT), Flora Izabel (PT), Dr. Hélio (PTC), Rubem Martins (PSB), Firmino Paulo (PSDB), João de Deus (PT) e Zé Santana (PMDB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES