Plano Safra é lançado no Piauí com presença dos ministros Teixeira e W. Dias

O Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história.

Plano Safra é lançado no Piauí com presença dos ministros Teixeira e W.Dias | Foto: Roberta Aline / MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano Safra, programa do governo federal destinado ao crédito rural para agricultura familiar, foi lançado nesta terça-feira (14), com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador Rafael Fonteles. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, e contou também com a presença de representantes de movimentos sociais.

O Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história. São R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada. Outro grande destaque são as mudanças no microcrédito produtivo, o Pronaf B, ou Agroamigo.

Plano Safra é lançado no Piauí com presença dos ministros Teixeira e W. Dias

O ministro Wellington Dias lembrou a presença do presidente Lula durante o lançamento do Brasil Sem Fome. De acordo com Dias, o Plano Safra é fundamental para garantir melhores condições aos agricultores. 

A gente esteve aqui com o presidente lançando o Brasil Sem Fome e também um plano pra redução da pobreza. Hoje, foram liberados contratos para garantir produção de leite, produção de melancia e outros produtos da agricultura. Nós estamos organizando o país para produzir para exportações, mas também para a mesa do povo brasileiro. É necessário que a gente apoie quem está dando duro lá no campo. Tem uma hora que entra uns desmantelado no governo e acaba bagunçando um pouco. O Piauí que foi campeão nacional no apoio ao novo governo e vai contar com o apoio do presidente Lula e a gente vai estar junto nessa caminhada.

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, informou que o Piauí é líder no novo plano, com um alto índice de inclusão de beneficiários. Segundo Teixeira, o objetivo de programas como o Plano Safra é possibilitar a produção de alimentos saudáveis.

Eu trago pra vocês o abraço de um amigo que é um feliz, presidente Lula. Ele também tem um carinho enorme pela agricultura familiar, e é por isso que ele lançou o maior plano safra da agricultura familiar. O desafio era descentralizar o crédito. A maior novidade é que o Piauí lidera o novo plano, aumentou em 80% o financiamento do ano passado para esse ano. Nosso obejtivo é produzir mais alimentos, alimentos saudáveis pra colocar na mesa do povo. Queremos o Brasil fora do mapa da fome. 

Paulo Teixeira lembrou ainda que o governo tem criado possibilidades de incentivar a produção familiar com a aquisição de produtos com programas institucionais. "Pra vender, o presidente Lula turbinou três programas federais, sendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Compras Institucionais, feitas por hospitais, universidades, exército".

O governador do Piauí, Rafael Fonteles garantiu estar confiante na promessa do presidente Lula em retirar o país novamente do mapa da fome. Ele destacou ainda uma ação integrada entre os ministérios de Paulo Teixeira e Wellington Dias para ações no combate a fome.

O presidente Lula tem um compromisso claro de acabar com a fome no nosso país e potencializar a agricultura familiar. O presidente Lula mais uma vez vai cumprir a missão de tirar o Brasil do mapa da fome. A condução desse processo é feito pelo ministro Paulo Teixeira e pelo ministro Wellington Dias. Um tem a missão de acabar com a fome e outro de colocar a comida na mesa do trabalhador brasileiro. Fico muito feliz do senhor estar com piauienses na sua equipe técnica levando experiência de resultados exitosos. Quero agradecer, sobretudo os movimentos sociais, prefeituras aqui presentes, pois pra chegar na ponta a gente precisa desse trabalho integrado, e chegar nos 224 municípios, independente de questões político partidárias. Estamos fazendo o nosso dever de casa, mas precisamos fazer muito mais. 33% dos piauienses estão no campo e por isso esse tema é ainda mais relevante.

O Plano Safra 2023/2024 vai destinar R$ 71,6 bilhões ao crédito rural para agricultura familiar, o volume é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica. O plano também contempla ações como compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES