PMDB assume presidência pela terceira vez sem ganhar eleição

Sarney, Itamar e Temer assumiram presidência sem eleição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A substituição da presidente Dilma Rousseff por seu vice, Michel Temer, faz com que o PMDB, maior força política parlamentar do País, assuma pela terceira vez a presidência da república sem nunca ter vencido eleições para o cargo.

A decisão do Senado de afastar Dilma por 180 dias, prazo máximo do julgamento que pode levá-la ao impeachment, coloca novamente na poltrona presidencial um partido que, apesar de sua gigantesca força, nunca teve um candidato competitivo à presidência.

É exatamente por seu tamanho, que o transformou em uma instituição amorfa e heterogênea que cobre sob o mesmo manto grupos de diversas ideologias e grandes caciques de todas as regiões do país, que o impede de ser competitivo em eleições presidenciais, de acordo com analistas entrevistados pela Agência Efe.

O PMDB já governou o País outras duas vezes, quando vice-presidentes da legenda substituíram os presidentes. José Sarney (1985-1990), até hoje um dos principais líderes do partido, assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, de quem foi companheiro de chapa como vice-presidente, pouco antes de assumir.

Itamar Franco (1992-1994), também eleito vice-presidente, substituiu o hoje senador Fernando Collor quando ele renunciou à presidência, pressionado por um escândalo de corrupção e às vésperas de sofrer um impeachment.

Temer, eleito vice-presidente de Dilma Rousseff tanto em 2010 como em 2014 em sua condição de presidente do PMDB - o que garantiu ao partido sete ministérios até há apenas um mês - será o terceiro presidente pemedebista.

O partido, que tem o maior número de governadores e prefeitos do país, as maiores bancadas no Senado e na Câmara, só apresentou duas vezes candidatos à presidência às eleições diretas desde que foi fundado, em 1980, e em ambas sofreu duras derrotas.

Em 1989, nas primeiras eleições diretas desde o fim da ditadura militar (1964-1985), Ulysses Guimarães foi o candidato. Mas o veterano político, apesar ser um dos mais destacados opositores ao regime militar, teve que se conformar com um sétimo lugar, ao obter somente 4,73% dos votos.

A segunda e última vez foi nas presidenciais de 1994, quando Orestes Quércia foi o quarto colocado, com apenas 4,38% da preferência do eleitorado.

O PMDB não lançou nem apoiou nenhum candidato nas eleições de 1998 e de 2006. Em 2002 a então senadora Rita Camata foi candidata a vice de José Serra (PSDB), derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2010 e 2014 Temer foi o candidato a vice-presidente de Dilma.

"O PMDB tem muitos líderes regionais e interesses distintos, assim como uma grande complexidade, o que o impede de entrar em acordo para ter um candidato próprio à presidência", explicou à Efe o analista político José Luiz Niemeyer, coordenador de pós-graduação do Ibmec.

Para ele, a heterogeneidade e as rivalidades internas, assim como sua sede por cargos e sua necessidade de estar no poder tornam mais fácil para o PMDB negociar alianças do que apresentar candidatos próprios.

Segundo o analista político Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PMDB prefere o papel de principal aliado de um governo, o que garante uma grande fatia do poder, em vez de correr o risco de perdê-lo em uma disputa eleitoral.

Por isso, ironicamente o partido sempre esteve no poder desde que o Brasil voltou à democracia, com ministros durante os governos Collor (1990-1992), Itamar Franco (1992-1995), Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Lula (2003-2011) e Dilma (2011-2016).

Segundo os analistas, a partido integrou essas diferentes coalizões governistas graças a sua vocação para o clientelismo, o caciquismo, a corrupção e outras práticas associadas à "politicagem", exatamente o alvo das críticas de milhões de brasileiros que foram às ruas contra o governo nos dois últimos anos.

Em troca de maiorias no governo da vez no Congresso, o partido ocupou preferencialmente os ministérios responsáveis por grandes obras públicas e investimentos milionários, como Minas e Energia.

Alguns de seus apadrinhados na Petrobras, por exemplo, são os principais protagonistas do gigantesco escândalo na companhia, e vários de seus deputados e senadores estão entre os indiciados na maior investigação de casos de corrupção da história do Brasil, a operação Lava Jato.

Entre os peemedebistas envolvidos, destacam-se os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, assim como alguns dirigentes que poderiam integrar o ministério de Temer, como o senador Romero Jucá.

A decisão do PMDB, em março, de romper com o governo e se alinhar com a oposição, que liderava a movimentação pelo julgamento do impeachment de Dilma, acabou balançando o placar a favor do processo contra a presidente.

Atrás do PMDB e de Temer, que abertamente negociou nas últimas semanas a composição de seu governo, foram vários partidos que até então integravam a base de apoio do governo no legislativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES