PMDB do Maranhão recorre ao TSE

TRE/MA julgou procedente representação proposta pelo diretório do Partido Democrático Trabalhista

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu recurso do diret?rio estadual do Partido do Movimento Democr?tico Brasileiro (PMDB) contra decis?o do Tribunal Regional Eleitoral do Maranh?o (TRE-MA) que julgou procedente representa??o proposta pelo diret?rio do Partido Democr?tico Trabalhista (PDT) com base na realiza??o de propaganda partid?ria irregular. O ministro Joaquim Barbosa ser? o relator do Recurso Especial Eleitoral (Respe) 28.584.

O PDT ajuizou representa??o contra o PMDB maranhense com o argumento de que o partido teria desvirtuado as finalidades da propaganda partid?ria em programa veiculado no estado, em emissoras de r?dio e televis?o, nos dias 4 e 6 de julho de 2007. A propaganda denunciada tem o seguinte teor: um locutor anuncia que o Maranh?o ?? not?cia na revista Isto? daquela semana e ?infelizmente, trata-se de uma p?ssima noticia para os maranhenses?. O locutor anuncia que a revista citada divulga mat?ria com ?um balan?o da Construtora Gautama, descoberto pela Pol?cia Federal, que mostra como o governador Jackson Lago, o chamado "Chefe Maior", recebia propina? da referida construtora. ?Agora, voc? ? quem vai julgar se ? golpe roubar?, afirma o locutor que, em seguida, pronuncia o nome do respons?vel pela propaganda: ?PMDB?.

No julgamento, o TRE-MA negou o pedido de direito de resposta, mas julgou a a??o procedente. O ac?rd?o contestado no recurso ao TSE destaca que ?a utiliza??o de inser?es de propaganda partid?ria como instrumento de ofensa a terceiros caracteriza afronta ao artigo 45 e incisos da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Pol?ticos)?. O uso indevido de tempo destinado ? veicula??o de propaganda partid?ria ?acarreta a suspens?o definitiva da inser??o impugnada, bem como o desconto proporcional na veicula??o da propaganda para o semestre seguinte?, afirmam os ju?zes regionais para julgar a representa??o procedente.

O diret?rio estadual do PMDB pede, no recurso, a reforma da decis?o do Tribunal Regional Eleitoral maranhense, ?reconhecendo-se que as decis?es recorridas s?o contra expressa disposi??o da lei, no caso, do artigo 45, III, da Lei 9.096/95 e divergem frontalmente das pr?prias decis?es e, sobretudo, contrariam frontalmente precedentes do TSE?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES